Está tudo encaminhado para o deputado e presidente estadual do partido, Goura Nataraj, ser o vice da Frente Progressista de Esquerda em Curitiba, que reunirá, além do PDT se bater o martelo, o PSB e a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PCdoB, o PT e o PV.
O diretório municipal pedetista na semana passada aprovou a coligação na majoritária, o estadual fechou questão na segunda-feira, e a decisão foi encaminhada para o presidente nacional, Carlos Lupi, para homologar.
Mas o que parece tudo certo, pode ser mais complicado do que nossa vã filosofia imagina, Carlos Lupi para fechar questão, quer o PT abrindo mão da candidatura de Rogério Correia em Belo Horizonte, Minas Gerais, para apoiar Duda Salabert (PDT).
Na sexta-feira, a Paraná Pesquisa divulgou um levantamento pela prefeitura mineira e Duda Salabert aparece em quarto lugar, cravando 9,6%, já Rogério Correia aparece na sexta colocação, com 5,8% das intensões de votos.
O apoio do PT poderia colocar o nome do PDT no segundo turno, já que o primeiro colocado é João Leite (PSDB) que aparece com 16,2%; vindo na sequência o senador Carlos Viana, com 16,2% e Bruno Engler (PL), 14,9%.
Se o PT decidir retirar a candidatura de Rogério Correia, no mesmo dia o PDT nacional referenda a adesão a Frente de Esquerda e terá tempo maior na televisão do que os indicados do PSDB e do Podemos.
Aquele que representava a esperança de uma nova esquerda, aliando-se a esquerda burguesa fisiológica.