spot_img
segunda-feira, dezembro 23, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioGeralResíduos sólidos, uma questão do presente e não do futuro

Resíduos sólidos, uma questão do presente e não do futuro

spot_img
spot_img

Angelo Rigon, informa no Maringá News, que acontece na próxima quarta-feira, na Universidade Estadual de Londrina, o IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos, onde será apresentado o primeiro relatório do Observatório de Resíduos Sólidos de Londrina, iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos da UEL (confira a programação ao final).

O Observatório nasceu da necessidade de monitorar sistematicamente a política e a gestão de resíduos naquela cidade. Seu objetivo é acompanhar a evolução e reunir informações dispersas de diversas fontes. A criação do Observatório foi motivada pela falta de dados sistematizados e pelos desafios na gestão, gerenciamento e participação social na agenda ambiental de Londrina, segundo explica o site da entidade.

Com o intuito de aprimorar o diálogo entre o poder público e a sociedade, o Observatório estabelece os seguintes objetivos específicos: 1. informar a população sobre os avanços e retrocessos da política e gestão de resíduos, contribuindo para o debate público, o engajamento da população e o controle social das ações do setor de resíduos municipal; 2. acompanhar a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS); 3. realizar um comparativo da situação do município com cidades de porte semelhante do estado e do país.

A cada dois anos, será publicado um relatório dividido em três dimensões: Governança e Controle Social, Econômica e Financeira, e Geração e Manejo de Resíduos Domiciliares. Em cada dimensão, encontram-se categorias e indicadores relacionados aos temas abordados.

O lançamento do primeiro relatório está marcado para o dia 26, durante o IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos, a ser realizado no campus da Universidade Estadual de Londrina. Confira a programação:

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -