A administração de Rafael Greca (PSD) está mal avaliada no Índice de Dados Abertos para Cidades, que avalia os índices de transparência dos órgãos públicos brasileiros, segundo levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR).
Curitiba alcançou a média de 27%, correspondendo a nível baixo (21% a 40%), uma nota sofrível para um município com propaganda de cidade tecnológica.
O Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) de posse desses dados deveria agir para melhorar a pontuação e exigir o aumento da transparência da Prefeitura de Curitiba, hoje, com muitas barreiras para a população entender e fiscalizar como são gastos os recursos públicos.
Apesar da pontuação baixa somente três cidades estão melhores que a capital do Paraná: São Paulo, com 48% (médio 41% a 60); Belo Horizonte, 47% e Recife, 38% (nível baixo).
Fechando o ciclo sofrível de transparência no Brasil, aparece Fortaleza, com 26%, as demais 21 capitais foram classificadas como opacas, entre 0% a 20%, sendo a pior capital, Boa Vista, com zero.
A escala considera boa, variações entre 61% a 80% e alto, entre 81 a 100%.