A solenidade alusiva ao Dia Mundial da Enfermagem aconteceu no Plenarinho da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), por proposição da deputada Flávia Francischini (União Brasil). A data é comemorada no dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, o decreto federal nº 2956 de 10 de agosto de 1938, instituiu o ” Dia do Enfermeiro “, marcando a data de 12 de maio para prestar homenagens especiais à memória de Ana Neri, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente para atender conflitos junto às Forças Armadas.
A proponente do evento, deputada Flávia Francischini (União Brasil), afirmou que “celebrar e homenagear aqueles que são os verdadeiros heróis e que realizam um trabalho incrível é muito emocionante. Toda dedicação que estes profissionais demonstram diariamente, mostra que são engrenagens fundamentais em nosso sistema de saúde, mantendo-o em funcionamento mesmo nos momentos mais desafiadores”.
“Ontem, dia 12, foi o Dia Mundial dos Enfermeiros e da Enfermagem, e por isso estamos aqui para reconhecer o papel que todos estes profissionais de enfermagem desempenham na promoção da saúde, na prevenção de doenças e especialmente o pilar de tudo isso, o cuidado e o amor que têm pelo próximo”, completou Flavia Francischini
O Paraná tem 140 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e no Brasil, são 2,8 milhões de enfermeiros que atuam em todos os níveis da atenção da saúde – da prevenção de doenças à reabilitação e cuidados paliativos.
O governador em exercício Darci Piana ressaltou que “todas as profissões são nobres, mas tem algumas profissões que são mais nobres do que outras. É o caso dos profissionais de enfermagem. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) se coloca como protagonista da profissão por oferecer, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) cursos de formação em Enfermagem e Especialização Técnica em Enfermagem de Urgência e Emergência”.
Darci Piana parabenizou a iniciativa da deputada Flávia Francischini e destacou que “ninguém lembra do enfermeiro até que precise e somente nesse momento que a gente dá valor, quando a dificuldade aparece. Aí os profissionais de enfermagem surgem amenizando o sofrimento daqueles que mais precisam. Diante dessa tragédia que aconteceu no rio Grande do Sul, tenho plena certeza que os enfermeiros estão fazendo um trabalho extraordinário para amenizar o sofrimento dos nossos irmãos gaúchos”.
Homenageados
Na Enfermagem há uma ampla gama de funções desenvolvidas: da administração hospitalar, direção e chefia de serviços até a auditoria de serviços de saúde; da regulação assistencial e enfermagem forense ao ensino e pesquisa. Realizam, ainda, cuidados por teleatendimento, com a realização de triagem e classificação de risco, orientações e encaminhamentos para os vários segmentos da sociedade (como as mulheres que amamentam, os idosos e portadores de condições crônicas). Além disso, atuam no campo do empreendedorismo, com cooperativas de enfermagem que desenvolvem serviços de saúde pública e em atendimentos privados.
A enfermeira do trabalho no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Carla Jacinto Coan contou um pouco do trabalho de enfermagem. “Estou na profissão há 18 anos e há 10 no Tecpar. A enfermagem para mim é o que sempre quis, desde pequena. Trabalhar na área da saúde me satisfaz e eu amo muito. Eu acho que é importante o cuidado que a gente tem com as pessoas. O enfermeiro está em todos os momentos, desde o nascimento até o final da vida de alguém, sempre ao lado, apoiando”.
Já o enfermeiro de urgência e emergência, Marcos Paulo Viana, atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi um dos homenageados. Ele retornou ontem do Rio Grande do Sul e contou sobre seu trabalho, em especial nesta última urgência pelo qual passo o estado vizinho. “Eu estou há 20 anos na área de emergência, e essa homenagem que a gente recebe vem em boa hora, pelo reconhecimento do trabalho de todos os profissionais de enfermagem feito até hoje. Tanto na atuação da pandemia do Covid-19, como agora na atuação da dengue e na catástrofe gaúcha”.
Marcos Paulo contou ainda que “até ontem, eu fiquei lotado na Defesa Civil de Canoas, retornei com a equipe que estava lá. Nós estávamos com uma equipe de 20 pessoas formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros civis, socorristas e mergulhadores aqui de Curitiba, atuando em prol aos moradores de Canoas. Fizemos resgate de animais e também ajudamos o pessoal que mais precisava levando socorro. Eu nunca tinha me deparado com o tamanho do desafio que a gente encontrou lá”.
“Pessoas chorando, pessoas que perderam exatamente tudo, crianças e idosos desamparados e sofrendo, foi impressionante. É algo assim que eu espero nunca mais ver na minha vida. Estamos retornando com a mesma equipe quinta-feira agora para prestar assistência, porque o que aconteceu ao povo gaúcho ainda é o início do problema. O pior ainda vai ser com o retorno para suas casas. Aí vem a depressão, vem a angústia, vem a dor de ter, ao longo dos anos, construído sua vida seu lar e ter perdido tudo. Nós vamos nos defrontar com isso e vamos precisar de psicólogos e psiquiatras e assistentes sociais para intervir junto a esse pessoal”, concluiu Marcos Viana.
A mesa de autoridades na solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Enfermagem ficou composta pela proponente e presidente da sessão solene, deputada Flávia Francischini (União Brasil); governador em exercício e presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana; enfermeiro e prefeito do município de Tapejara, Rodrigo de Oliveira; enfermeiro e vereador do município de Quatro Barras, Kaio Augustus Santos; enfermeiro e fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR), Marcus Vinícius da Rocha; enfermeira do trabalho no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Carla Jacinto Coan; enfermeira e primeira-dama do município de Tapejara, Maria Angélica de Oliveira; vereadora no município de Curitiba, Noêmia Rocha e a prefeita do município de Ponta Grossa, Elizabeth Schimdt.