Durante a abertura da Expoingá nesta sexta-feira (10), os deputados estaduais Maria Victoria (PP), Adriano José (PP), Do Carmo (União) e Tiago Amaral (PSD), juntamente com o governador em exercício, Darci Piana, entregaram à presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, a lei 21.977/2024 que concede o título de utilidade pública à SRM.
A Sociedade Rural de Maringá é responsável por organizar a Expoingá, que neste ano celebra sua 50ª edição. A proposição da lei também teve o apoio dos deputados Delegado Jacovós (PL), Evandro Araújo (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
A deputada Maria Victoria, segunda-secretária da Assembleia, ressaltou a importância da Expoingá como um dos principais eventos do calendário nacional, destacando sua transcendência dos limites regionais para se tornar um símbolo da força e qualidade do agronegócio paranaense.
“Essa 50ª edição é uma oportunidade para celebrar as conquistas do passado e planejar o futuro, impulsionando o desenvolvimento do campo com foco em inovação, produtividade, sustentabilidade e transição energética”, afirmou.
A deputada também mencionou a recente criação da Política Estadual do Hidrogênio Renovável (lei 21.454/2023) como uma iniciativa legislativa para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Segundo ela, essa legislação favorece a transição energética por meio da produção de energia renovável nas propriedades rurais, em colaboração com a FAEP, Governo do Estado, universidades e setor produtivo.
Durante a Expoingá, a Assembleia Itinerante estará presente com um estande entre os dias 9 e 19 de maio, como parte do projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado. Nesse espaço, os deputados estaduais receberão representantes de entidades de classe e membros da sociedade civil organizada, além de coletar propostas e sugestões da população para futuras iniciativas legislativas.
Fundada em 17 de julho de 1979, a Sociedade Rural de Maringá tem como objetivo congregar e reunir pessoas, profissionais ou entidades ligadas às atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais. A Expoingá, que em 2024 alcança sua 50ª edição com o tema “O Elo Entre Tradição e Inovação”, ocorre entre os dias 9 e 19 de maio, marcando um marco importante na história da feira que teve sua primeira edição em 1972 com o nome de Expofemar e, posteriormente, em 1974, passou a se chamar Expoingá.
Expoingá!!???. Não faz mais nada além de promover shows, Showmício para os candidatos e políticos aparecerem lá uma vez ao ano………(pedir voto) e mais nada…..