A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) propôs um projeto de lei visando combater o assédio sexual nos estádios de futebol do Paraná por meio da implementação de uma campanha permanente intitulada “Estádio Livre de Assédio”.
Além dos estádios de futebol, o projeto de número 216/2024 prevê ações preventivas e educativas em praças esportivas, ginásios e demais espaços destinados à prática esportiva, sejam públicos ou privados.
“Os estádios de futebol são ambientes cada vez mais diversos, porém ainda são palco de manifestações machistas e misóginas, além de casos de assédio, que infelizmente são recorrentes em nossa sociedade”, declara a deputada Ana Júlia.
Segundo ela, a campanha é de extrema importância e representa uma oportunidade de alcançar o grande público que comparece aos eventos esportivos. “É uma forma de conscientizar sobre o assédio de maneira geral e ampliar a prevenção em relação a esse tema”.
Para isso, a campanha prevê a instalação de placas informativas em locais estratégicos nos estádios, como banheiros e áreas de alimentação, contendo mensagens de conscientização e orientações sobre como as vítimas devem proceder, além de fornecer informações sobre os canais de denúncia disponíveis.
A conscientização contra o assédio também será feita por meio do sistema de som e telões dos estádios antes e durante o intervalo das partidas.
O projeto também incentiva os clubes a adotarem medidas proativas no combate ao assédio, sugerindo que informem diretamente os torcedores sobre a questão por meio de canais como e-mail, SMS e WhatsApp.
Além disso, os clubes terão a responsabilidade de capacitar funcionários para identificar e lidar com casos de importunação sexual, bem como implementar sistemas de monitoramento e segurança, fornecendo cópias das imagens às autoridades policiais quando necessário.
hahahaha