A partir do dia 09 de maio terá início mais uma edição da Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado. Este ano, a iniciativa terá um novo formato: ao invés de uma sessão especial para receber as reivindicações da população, a interiorização da Assembleia ocorrerá durante todo o período da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), que será realizada de 09 a 19 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
Durante toda a duração da feira, o estande tradicional da Assembleia Legislativa estará disponível para receber as demandas da população. Deputados estaduais poderão atender representantes de entidades de classe e membros da sociedade civil organizada. Além disso, os cidadãos terão a oportunidade de se informar sobre as atividades legislativas, fazer propostas e sugerir iniciativas aos parlamentares. Durante o evento, serão distribuídos informativos sobre as ações legislativas. Esta é a segunda participação consecutiva da Assembleia Itinerante na Expoingá.
Mais duas sessões da Assembleia Itinerante estão agendadas. No dia 25 de maio, o evento ocorrerá em Paranavaí, a partir das 14 horas. Já no dia 06 de junho, será a vez de Pato Branco, com início às 18 horas. O projeto encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade.
Implantada pela atual gestão do parlamento, a iniciativa realizou no ano passado edições em cidades como Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Umuarama, Francisco Beltrão e Telêmaco Borba, além de retornar a Londrina. O objetivo principal é promover a aproximação dos parlamentares com a sociedade.
Durante as edições da Assembleia Itinerante, os deputados estaduais recebem entidades de classe e da sociedade civil organizada para ouvir demandas e reivindicações. Ao longo das atividades, são compilados documentos com as principais sugestões da região, que são entregues à Assembleia.
Como parte da programação, personalidades de destaque na sociedade local recebem diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa, algo que já se tornou uma tradição nas edições da Assembleia Itinerante. Além dos deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças políticas locais e representantes da sociedade civil também participam do evento.
A Assembleia Itinerante continua sua trajetória pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direto entre a sociedade e o Legislativo, proporcionando um espaço especial para o trabalho parlamentar e o diálogo com diversos setores da comunidade.