spot_img
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaHaverá uso da máquina na eleição de 2024 em Curitiba?

Haverá uso da máquina na eleição de 2024 em Curitiba?

spot_img
spot_img

A utilização da estrutura municipal e a relevância do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) no contexto da eleição em Curitiba são temas de considerável importância e, por conseguinte, merecem uma análise cuidadosa.

O prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo (PSD) publicamente nomeou Luiz Fernando de Souza Jamur como coordenador da campanha de Eduardo Pimentel (PSD), concedendo-lhe plena autoridade para fazer uso das estruturas existentes com o intuito de formular o plano de governo do candidato a prefeito. 

Luiz Fernando Jamur é um ex-secretário de Luciano Ducci (PSB), exerce influência sobre os principais órgãos da prefeitura, incluindo o IPPUC, a Secretaria de Governo, bem como a Secretaria de Urbanismo e a Secretaria de Trânsito, cujos membros são próximos a ele, garantindo força em assuntos essenciais a cidade.

Todos sabem que o IPPUC tem um papel central na coleta e organização de informações para embasar o plano de governo do próximo prefeito da capital do Paraná, contendo ferramentas de gestão como o “Hipervisor” e toda a pesquisa sobre a cidade de Curitiba.

Ocorre que fontes internas do IPPUC revelaram que os funcionários do instituto estão sob pressão para realizar “estudos e planejamentos para os próximos anos” de maneira acelerada.

Essa prática não é nova, pois já ocorreu durante a campanha de Rafael Greca de Macedo, que, por sua vez, possuía uma vasta experiência como servidor do IPPUC e estava familiarizado com as necessidades da cidade.

Vale ressaltar que na época de Rafael Greca essas informações eram realizadas de maneira colaborativa, inclusive com a ajuda do ICI que não tinha amores pela gestão a época.

No entanto, há uma preocupação que tais informações estejam sendo repassadas de forma informal não apenas para a campanha de Eduardo Pimentel, mas também para correligionários de outros candidatos, em busca de dados relevantes sobre os problemas e possíveis soluções para a cidade.

Neste aspecto, vários secretários e gestores públicos foram excluídos por Luiz Fernando Jamur da formulação do plano de governo.

Não fosse toda essa disputa e desagregação, a atmosfera no IPPUC está tensa, com rumores de que Luiz Fernando Jamur planeja deixar o instituto nas mãos de Suely Hass, uma aliada próxima e ex-secretária de confiança de Luciano Ducci.

Além disso, há descontentamento em relação à proposta de criação de uma Secretaria de Mobilidade, que retiraria atribuições do IPPUC no planejamento urbano.

Esta nova secretaria estaria encarregada de supervisionar a próxima licitação do transporte coletivo, utilizando receitas provenientes do trânsito para custear os serviços de transporte, e seria liderada por alguém próximo a Luiz Fernando Jamur.

Embora o secretário Luiz Fernando Jamur exerça uma influência predominante dentro da prefeitura, há críticas de muitos simpatizantes, que percebem a liderança como baseada no medo, em vez de no exemplo, devido ao poder que detém nos corredores da administração pública.

Uma esperança emerge com a possibilidade de afastamento de Luiz Fernando Jamur da administração municipal para se dedicar integralmente à campanha eleitoral.

Parece improvável que um secretário com tal comprometimento exclusivo possa continuar ocupando um cargo público enquanto coordena a campanha de um prefeiturável a chave do Palácio 29 de Março.

Neste aspecto, alguns ativistas políticos já estão observando atentamente, aguardando a primeira oportunidade para promover medidas possíveis para estancar o uso indevido da máquina pública para qualquer lado.

Notícias Relacionadas

14 COMENTÁRIOS

  1. O uso da máquina e dos recursos públicos de Curitiba vem sendo sistemáticamente usados de forma indevida e até criminosa pela gestão Rafael Greca… Já que não existe um único evento público que não esteja sendo financiado com recursos do município… Curiosamente TC-PR e ministério público eleitoral fazendo olhos de mercador.

  2. Esse secretário de governo é o ponto fraco do Dudu! Foi imposto… coordenador para fazer maldade . Tem um pé em cada canoa.
    Não vai largar o osso para ir para a campanha… tem 70 paus de salários + extras …
    Ministério Público está de olho…

    Se o Eduardo continuar com essa gente vai ter problemas. Vai deixar escapar uma eleição ganha…

  3. Ela é muito vingativa ninguém gosta do seu jeito de gueixa preferida.
    Aliás muitos não sabem o que o Beto Richa e Ducci se encantou com ela na época.

  4. A turma dos que não querem parar de ganhar, esta desesperada colocando matérias para derrubar quem impede o desmando total. O Eduardo sabe bem em quem pode ou não confiar.

  5. Dizem que os funcionários da prefeitura optam em ver o diabo ou invés do sujeito comissionado como secretário.

  6. A gestão é só abuso! Essa “pessoa da foto” é amargo, desrespeitoso e gosta de denegrir colegas de trabalho. Já teve respeito… mas o poder e as vantagens subiram a cabeça …Perseguiu pessoas boas, que não se sujeitaram aos esquemas …

    E a fundação de ação social …que tem influência direta da secretaria de governo é notícia no intercept ‘Fica nesse chão aí, seu bosta’: crianças autistas sofrem abusos em abrigo da prefeitura de Curitiba  https://www.intercept.com.br/2024/04/25/fica-nesse-chao-ai-seu-bosta-criancas-autistas-sofrem-abusos-em-abrigo-da-prefeitura-de-curitiba/

    Vice prefeito deveria romper com a gestão atual…vai ser só escândalo.

  7. O Jamur precisa deixar a prefeitura para coordenar a campanha do vice para não dar municão ao adversário.

  8. O uso da máquina pública será observada e confirmada pelas pessoas que desejam o bem da cidade, já os distraídos acharão que está tudo bem.
    Lista confeccionada por um comissionado que recebe mais que Vereador já está pronta na secretaria do governo, sendo as opções para escolher (livre e espontânea pressão):
    Bandeirar nas esquinas (hora do almoço)
    Bandeirar nas esquinas (18:00 as 19:30)
    Entrega de material final de semana.
    Bandeirar nos finais de semana (santa felicidade em frente aos restaurantes para fazer visual)
    Carreata uma em cada Regional.
    ***Quem não for será entregue para ela fazer as perseguições.

    Detalhe!!! Tudo isso organizado durante o horário de expediente!!!! E ela sabe de todo o modo operandi.

  9. Este Jamur sempre soube que a Fas estava afundando com o comando das amigas da Margarita incompetente e deselegante . Ele nunca fez nada para ajudar a FAS, pois queria manter seu cargo e não contrariar a primeira dama, que passa dos 80 anos .

  10. Curitiba , cidade sob o domínio do passado, Jamur, Suely, são peças do passado, instrumentalização por políticos basicamente desde a era taniguchi, richa….
    A cidade está refém deste poder

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -