Com o peso da indústria da multa e dos problemas com a merenda escolar, a corrida eleitoral em São José dos Pinhais, principal cidade da Região Metropolitana de Curitiba, se intensificou nas redes sociais dos prefeituráveis, dois nomes vêm aparecendo, com críticas com imagens, desidratando a atual prefeita Nina Singer (PSD), o vereador Delegado Michel (Podemos) e o deputado federal Geraldo Mendes, em posições que indicam uma polarização entre a nova e a velha política.
Encuralada pelas denúncias dos adversários, Nina Singer permanece quieta e nem os aliados saem em defesa dela, proporcionando espaço para crescimento de Delegado Michel e Geraldo Mendes.
Os outros dois potenciais candidatos, Ronaldo Vaccari (PMB) e Wilson Cabelo (PT), ainda não se posicionaram com intensidade na campanha pré-eleitoral e indicam atraso na apresentação ao eleitorado de São José dos Pinhais.
A tendência é da guerra dos bastidores continuar até 20 de julho, mas a trégua deverá acabar no dia cinco de agosto, último dia para os partidos oficializarem os candidatos para a disputa municipal de seis de outubro de 2024, no dia seis de agosto a busca pelo voto estará liberada.