A eleição de 2024 também será concorridíssima, neste período eleitoral já teve até mesmo cassação de pesquisas eleitorais, até o momento se apresentaram como candidatos os seguintes nomes: a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil); Dr. Kocan (Solidariedade); o deputado federal Aliel Machado (Federação Brasil da Esperança); Joce Canto (Progressistas); Marcelo Rangel (PSD); Professora Renata (Federação Rede/Psol) e Tota (Novo).
Ponta Grossa é uma das sete cidades do Paraná a ter segundo turno, as outras são: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.
A prefeita Elizabeth Schmidt voltou a ser favorita para retornar em 2025, com a filiação ao União Brasil, do deputado federal Felipe Francischini, e sair da área de influência dos irmãos Marcelo Rangel (PSD) e Sandro Alex (PSD).
A esquerda está apostando todas as fichas em Aliel Machado, mas terá dificuldades de emplacar no segundo turno devido ao conservadorismo do eleitorado pontagrossense.
A grande questão será como será o desempenho do secretário de Inovação Marcelo Rangel (PSD), que teve uma passagem apagada pelo primeiro escalão do governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e que deve voltar a Assembleia Legislativa do Paraná até o final do próximo mês de maio.
Dr. Kocan, Joce Canto, Professora Renato e Tota, provavelmente serão figurantes na disputa municipal de seis de outubro de 2024.
A deputada federal Mabel Canto (PSDB), com maior potencialidade de votos, desistiu da candidatura após um conturbado processo de divórcio.