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segunda-feira, dezembro 23, 2024
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Paraná encomenda estudo para implantar VLT entre o Afonso Pena e o Centro Cívico

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Uma potencial solução para conectar o Centro Cívico em Curitiba ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, pode surgir com a implantação de um novo modal de transporte. A gestão Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar um estudo de viabilidade que visa estruturar a implementação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre esses dois pontos.

O contrato foi formalizado em novembro do ano passado, e o estudo, com início previsto para março, será conduzido pelo BNDES. O projeto, estimado em R$ 12,2 milhões, tem previsão de conclusão para o segundo semestre do próximo ano. Se bem-sucedido, os custos serão incorporados ao edital de concessão, com a expectativa de um investimento de R$ 2,5 bilhões na implementação do novo modal. Contudo, o valor final dependerá dos resultados dos estudos.

A iniciativa, anunciada pelo diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, pelo prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, e pela prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, prevê a utilização do sistema VLT, inédito no Paraná. O trajeto, com cerca de 20 km de extensão e 23 estações, se estenderá desde a Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais.

O relatório do estudo abordará aspectos como a avaliação preliminar do projeto, demanda, engenharia, premissas técnico-ambientais, avaliações socioambientais e econômico-financeiras, além do modelo de concessão. A Amep estima que, com a implementação do VLT, o número de passageiros transportados diariamente possa aumentar em cerca de 30%, chegando a 164.800 passageiros por dia.

As linhas de ônibus existentes no eixo, como a Linha Expressa Boqueirão, Linha Expressa Direta (Ligeirão) Boqueirão e Linha Direta (Ligeirinho) Boqueirão/Centro Cívico, que atualmente transportam uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, seriam descontinuadas. O Governo do Estado também está em negociações para incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

O prefeito em exercício de Curitiba destacou que a solução proporcionará uma integração mais rápida entre a Capital e a Região Metropolitana, atendendo à demanda do Aeroporto Afonso Pena. A prefeita de São José dos Pinhais ressaltou a importância da cooperação entre os municípios e o governo estadual para a realização bem-sucedida do projeto.

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4 COMENTÁRIOS

  1. Seria muito mais digno, ético, fácil e barato se reativassem linha do ligeirao aeroporto/centro cívico que eles próprios mandaram desativar!

  2. Eduardo Pimentel não se cansa de tentar enganar o povo de curitiba PQP!
    Esse pia de prédio ainda pensa em ser prefeito não passa de dos 9% nas pesquisas.
    Muito fraquinho e sem posicionamento.

  3. Nunca que isso vai dar certo, os vermelhões são enormes, cada ônibus consegue carregar centenas de passageiros, os Vlt’s são pequenos, lentos, teria que colocar Vlt partindo a cada 1 minuto e mesmo assim não daria conta do recado! Puro merchandising eleitoral

  4. O piá de prédio será nosso prefeito. A oposição pode ir chorando. Curitiba quer tudo de bom e o melhor é Eduardo Pimentel.

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