A eleição municipal de seis de outubro de 2024 na terceira maior cidade do litoral do Paraná promete ser competitiva, a roupa suja começou a ser lavada no final do ano passado quando Zé da Ecler (Pode) foi a Câmara Municipal de Matinhos e atacou o ex prefeito Xiquinho, acusando-o de improbidade administrativa, agora adversários do atual prefeito começaram a espalhar nas redes sociais as tretas dele com moradores da cidade nos primeiros três anos de gestão.
Um dos casos mais conhecidos envolvendo Zé da Ecler, ocorreu em uma live, em 18 de julho de 2022, após ele ler uma mensagem de um cidadão contendo um palavrão para definir a administração na prefeitura, o político não deixou por menos, rebateu a acusação e ainda chamou a pessoa de desequilibrada, mas o bicho pegou porque o gestor fez insinuações sobre um suposto interesse afetivo da reclamante.
A mulher procurou o Ministério Público do Paraná (MP-PR) que aceitou a denúncia pela prática de violência psicológica, já que 280 mil assistiram as declarações deselegantes de Zé da Ecler.
Na Justiça, o prefeito de Matinhos disse que a mulher era uma adversária política, alegação não aceita pelo tribunal que manteve a ação.
Mesmo com baixarias e com a população insatisfeira, Zé da Ecler deseja continuar prefeito e pretende disputar a eleição de seis de outubro de 2024 para tentar ficar na cadeira da prefeitura até 2028.