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segunda-feira, novembro 25, 2024
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Paraná se torna um canteiro de obras em 2023

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O início ou a conclusão de obras emblemáticas no Paraná, a execução de obras estruturantes na malha rodoviária estadual, com a finalização de várias iniciativas, novas empreitadas contratadas e avanços no andamento de outras em todas as regiões. Tudo isso tornou 2023 um marco na área de infraestrutura do Estado.

De janeiro até agora, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), investiu R$ 667.393.826,21 somente em obras, além de mais de R$ 1 bilhão para garantir a conservação da malha.

“Ainda no início da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) inauguramos dois viadutos na BR-277, um em Paranaguá e o outro em Foz do Iguaçu. Na época, isso já marcavam uma característica desse governo, que é a realização de obras de ponta a ponta do Paraná, atendendo todas as regiões, todos os municípios”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

De acordo com ele, isso representa não apenas o compromisso de atender uma demanda histórica do Litoral, mas também reafirmou a meta deste governo de trabalhar de ponta a ponta, com maior conhecimento técnico, e uma visão cada vez mais ampla, além de investimentos ainda maiores na infraestrutura paranaense.

Além da conclusão da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, outras duas obras foram entregues dentro da mesma parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional: a pavimentação da Estrada Boiadeira entre Porto Camargo, distrito de Icaraíma, e Serra dos Dourados, distrito de Umuarama; e a duplicação em concreto do Contorno Oeste de Cascavel.

Neste ano também foram concluídos o Contorno Noroeste de Francisco Beltrão e o Contorno Sul de Wenceslau Braz; a passarela do Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes; a duplicação da PR-092 em Siqueira Campos; as terceiras faixas na PR-323 entre Doutor Camargo e Iporã; o novo Trevo Gauchão e duplicação da PR-323 em Umuarama; as terceiras faixas da PRC-280 entre União da Vitória e Marmeleiro; e a restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e General Carneiro, esta última utilizando a técnica whitetopping (pavimentação em concreto).

Para o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti, o whitetopping da PRC-280, entre Palmas e o Trevo Horizonte, é, do ponto de vista técnico, uma das obras mais importantes do DER do Paraná.

“Além de transformar completamente as condições de trafegabilidade do trecho, antes um dos piores em nossa malha, essa obra também atestou a viabilidade e as vantagens desta técnica, que aproveita o pavimento asfáltico existente como base para implantação do pavimento rígido de concreto”, explica.

É uma obra muito elogiada pelos usuários e que serve de referência para o DER de outros estados. “Já estamos repetindo estes bons resultados com uma segunda obra na mesma rodovia, desta vez entre Palmas e Clevelândia, além de termos publicado os editais para outras duas iniciativas semelhantes, na PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário, e novamente na PRC-280, entre Clevelândia e Pato Branco”, complementa.

Além do novo contrato de pavimentação em concreto entre Palmas e Clevelândia, em 2023 o Governo do Estado também fez a contratação para implantar dois novos viadutos na BR-376 em Sarandi, a duplicação da PR-317 em Toledo, o novo Trevo do Catuaí em Maringá e a implantação de variante da PR-364 em Irati.

Ao longo do ano o Departamento avançou, ainda, na execução de obras que devem ser concluídas em breve, como a duplicação da BR-277 em Guarapuava e em Cascavel, a pavimentação da PR-364 entre Irati e São Mateus do Sul, e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek em Matinhos.

OBRAS EM ANDAMENTO – Outras que continuam em andamento incluem o Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon; a pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico; o Contorno Norte de Castro; a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu; o Viaduto do Bradesco em São José dos Pinhais; a duplicação da PR-317 em Campo Mourão; a pavimentação da PR-239 entre Toledo e Assis Chateaubriand, o viaduto da PUC em Londrina; a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville (distrito de Londrina); a duplicação da BR-469 em Foz do Iguaçu, entre outras.

FUTURO BREVE – Para iniciar em breve, o DER/PR está licitando, além da pavimentação em concreto da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário e da PRC-280 entre Clevelândia e Pato Branco, também a finalização das vias marginais da PRC-466 em Pitanga e a pavimentação de 11,95 quilômetros da PR-092 em Doutor Ulysses.

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