A eleição de 2024 será um divisor de águas para os partidos brasileiros, aqueles que conseguirem eleger mais prefeitos e vereadores terão base forte para a eleição de 2026, por esse motivo em todas as cidades do Brasil, candidatos jorram em todas as esquinas, alguns com mais chances, outros com menos, as movimentações são atípicas porque antigamente a sobrevivência das legendas não dependiam de organização ou de filiados.
No Podemos do Paraná a correria para 2024 começou no início do ano, neste segundo semestre se intensificou, em Curitiba, Denian Couto assumiu o diretório municipal e está chamando lideranças para conversar e para preparar para a eleição municipal, mesmo sem saber se terá candidato ao Palácio 29 de Março..
O presidente estadual Gustavo Castro, ligado ao ex deputado federal Gustavo Fruet, está batendo perna pelo Paraná para instalar diretórios nos 399 municípios do Estado, nos últimos dias passou por 30 cidades .
Em Ponta Grossa, o diretório foi entregue para a irmã da deputada estadual e candidata a prefeita Mabel Canto (PSDB), a vereadora Josi Canto.
Em São José dos Pinhais o indicado foi Peterson Kaled, do grupo do Delegado Michel, pré-candidato a prefeitura da cidade da Região Metropolitana de Curitiba.
Em Maringá, o ex suplente de Alvaro Dias, na eleição de 2022, Wilson Matos Filhos, está comandando a Executiva Municipal e nos bastidores são para ser vice de Silvio Barros II (PP).
Em Londrina, o vice-prefeito João Mendonça é o nome do partido e para ir ao teste das urnas em 2024.
Em Foz do Iguaçu, Bibiana Orsi está reorganizando a sigla desde o ano passado e vai disputar a majoritária.
Na semana que vem, quem assume o Podemos de Guaratuba é o Professor Jean Colbert Dias.
Em Matinhos, a presidência é do vereador Rodrigo e em Paranaguá, do ex-vereador Edu.
O Podemos de Paranacity está com Doutor Mário, já em Colorado, Claudemir Campos.
Em Lobato, o vice-prefeito Kazu é quem preside o partido. Em Doutor Camargo, Adauto.
Na cidade de Astorga, a legenda fica sob o comando de Sidney Melo, em Mandaguari a Executiva está nas mãos do Professor José Ricardo.
O diretório de Lupianópolis, professora Márcia está no comando, em Sabáudia, a vereadora Keiliane.
Com tanta movimentação, será que o Podemos perderá o complexo de nancio?
As urnas vão dizer em seis de outubro.