O governador Ratinho Júnior (PSD) é um dos debatedores confirmados no Lide Brazil Investment Forum, que ocorre na terça-feira, 9, no Harvard Club, em New York. O evento, realizado pelo Lide, principal grupo empresarial do Brasil, reúne, pelo menos, 280 grandes empresários e investidores do Brasil e dos Estados Unidos para discutir a atratividade de novos investimentos internacionais ao país. Júnior divide o palco com outros quatorze representantes do executivo de estados e prefeituras, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o senador e presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD).
A comitiva participante é composta por governadores e 250 empresários brasileiros e estadunidenses. O evento pauta, ainda, desafios das reformas estruturantes.
Esta é a sétima edição na vanguarda de estimular as relações bilaterais entre os países, principalmente entre o setor produtivo e o diálogo com o poder público. O Lide é considerado o principal hub de networking do Brasil e um dos mais relevantes do mundo, por manter atuação em cinco continentes, e manter mais de 3 mil empresas filiadas.
A programação ocorre durante a manhã de terça-feira, que está dividida em dois painéis. Além dos parlamentares, líderes do Senado e da Câmara, participam das exposições: o ex-presidente da República do Brasil, Michel Temer, o senador Davi Alcolumbre, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e o presidente do Bank Of America, Alexandre Bettamio.
Entre os governadores previstos, estão Claudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior (PR), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Paulo Dantas (AL), Clécio Luiz Vieira (AP), Jerônimo Rodrigues (BA) e Jorginho Melo (SC). Também participam do debate os prefeitos Ricardo Nunes, de São Paulo, e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro.
Este ano, a jornalista e apresentadora Cristiane Pelajo faz a moderação do evento, que é anfitrionado pelo chairman do Lide, Luiz Fernando Furlan, pelo presidente do LIDE, João Doria Neto, e pelo co-chairman João Doria. O evento tem apoio da Brazilian-American Chamber of Commerce. A transmissão será pela internet.