O presidente estadual emedebista, deputado estadual Anibelli Neto, confirmou o início das articulações para a eleição de 2024 em maio do MDB do Paraná, com o primeiro encontro regional, em Maringá, que tem como candidato o vice-prefeito Edson Scabora como anfitrião, uma das principais apostas do partido e com chances de ser o sucessor de Ulisses Maia (PSD), atual prefeito da cidade canção.
Os encontros regionais passarão pelas principais cidades do Paraná até março do próximo ano, entre elas, a capital do Paraná, Curitiba, quando as legendas finalizam as articulações para o pleito municipal, com filiações de potenciais candidatgos às Câmaras Municipais e às prefeituras.
As modificações nas leis eleitorais ocorridas a partir de 2017 estão obrigando os partidos a se organizarem para as corridas eleitorais majoritárias e proporcionais com praticamente um ano de antecedência, pelo menos as siglas com aspirações de continuarem grandes.
As previsões dos políticos em Brasília são de que nos próximos anos restaram apenas sete partidos, dois de direita, três de centro e dois de esquerda.