A esquerda achava que depois dos eventos de domingo em Brasília a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iria bombar, mas aconteceu o inverso, uma pesquisa realizada pela AtlasIntel, revela o brasileiro reprovando as ações das instituições de repressão e a forma conduzida na prisão de aproximadamente 1,5 mil militantes de direita, em parte pelas condições sub-humanas e semelhantes a um campo de concentração nazista onde foram jogados, com racionamento de água e comida, acesso controlado aos banheiros e impedimento de banho, e por isso o índice atingiu 41,6% de reprovação, enquanto 7,4 preferiram não se posicionar politicamente.
O gênero masculino é o grupo que menos gosta de Lula, 45.6%, 6,6% não respondeu e 47,6% aprovou.
Entre as mulheres, 38,2% desaprovaram o presidente de esquerda no terceiro mandato, 8% não responderam e 53,8% aprovaram os primeiros nove dias de Lula no poder.
Para 52,7% dos entrevistados o governo de esuqerda é ruim, péssimo ou regular e 41,3% o clássificam como ótimo ou bom; 6% não se manifestaram.
O levantamento ocorreu entre os dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Foram entrevistadas 2.200 pessoas de todas as regiões. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.