*Ney Leprevost
Você já ouvir falar que o petróleo é nosso?
Quem tem mais de 35 anos, certamente já. Este slogan foi propagandeado no Brasil por governos de diversos matizes ideológicos.
Mas a verdade é que só um dos fundos de pensão estrangeiros que tem ações da Petrobras lucra seis bilhões por mês com esta riqueza mineral que pertence ao povo brasileiro.
Em 2022, durante a crise dos combustíveis, protocolei um projeto de Lei dando poderes a União para mexer na Paridade de Preços Internacionais da Petrobras.
O então ministro de Minas e Energia, em audiência na Câmara Federal, respondeu a questionamento feito por mim admitindo que a PPI da Petrobras é “mímica” e que o modelo não serve mais.
Mesmo assim, o governo daquele momento, não encampou nosso projeto. Pois foi salvo da disparada inflacionária por uma medida rápida (votei a favor) proposta pelo eficiente deputado Danilo Forte que reduziu o ICMS cobrado sobre os combustíveis e que teve impacto direto ao consumidor que viu na bomba dos postos o preço cair.
O grande desafio do novo governo é a economia.
Se o preço dos combustíveis subir, a inflação aumenta, os alimentos ficam ainda mais caros e o grau de insegurança alimentar amplia os fatores de risco social.
O novo governo, neste momento, tem maioria na Câmara e no Senado. Meu projeto está protocolado. A chance de resolver o problema está posta. É necessário votá- lo. Basta coragem para enfrentar os poderosos interesses dos fundos milionários e utilizar nossa riqueza mineral para atender ao seu verdadeiro dono: O povo brasileiro.
- * Ney Leprevost é deputado federal pelo Paraná e deputado estadual eleito em 2022