O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) confirmou o Coronel Hudson Teixeira, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), como secretário de Segurança Pública do Estado em substituição a Wagner Mesquita que assumiu o cargo em abril de 2022.
Coronel Hudson comanda a PM desde fevereiro de 2021.
Hudson Leôncio Teixeira é curitibano e tem 51 anos. Em 1990, ingressou na PMPR como soldado e foi declarado aspirante à oficial em 1992 após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais. Virou capitão em 2006, major em 2010, tenente-coronel em 2014, e coronel em 2019. Antes de comandar a corporação também foi subcomandante-geral. Ele é formado pelo Curso Superior de Polícia e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas.
Em sua carreira, Teixeira serviu a Companhia de Polícia de Choque, o Comando do Policiamento da Capital, o Batalhão de Operações Especiais e a Casa Militar da Governadoria. O coronel também comandou a Rone, a Força Samurai da Capital, a Divisão de Operações e Segurança e o 1º Comando Regional (Curitiba), além de diversos batalhões e companhias.
“O coronel Hudson tem a qualificação necessária para comandar a segurança pública paranaense. Ele tem ampla experiência em logística, na área administrativa e também em gerenciamento de crises, e vai nos ajudar muito nos próximos anos a continuar diminuindo os índices de violência e modernizando as forças de segurança”, afirmou o governador.
Ele também agradeceu Wagner Mesquita, que volta a ser delegado da Polícia Federal. “Nos últimos anos conseguimos trabalhar a segurança pública de maneira muito organizada e integrada. Ampliamos as contratações, a valorização dos profissionais e resolvemos diversos passivos. Esse é um trabalho coletivo e que contou com uma grande coordenação do secretário Mesquita”, disse Ratinho Junior.
Boa escolha… Cel Hudson, só lamento muito que terá de ter contato direto com outros entes da segurança pública que parece não falarem a mesma língua. Mas acredito realmente que será um grande divisor de águas na sesp.
Até agora o “único” acerto do atual governador, diante do cenário que se apresenta para o Brasil pelo aceno do futuro governo federal em ser condizente com o crime organizado, o Paraná terá “um braço forte para Servir e Proteger” a população paranaense, sucesso ao Cel.Hudson.
Pode anotar, Hudson ainda será Governador do Paraná!