O futuro ministro da Casa Civil e atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou que o ministério de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios, depois de uma reunião com o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (PT), o inchaço da máquina pública é para garantir o apoio do centrão e a governabilidade a partir de 1º de fevereiro de 2023, o novo “tchutchuca do centrão” começa o governo repetindo as reclamações da esquerda sobre os aliados de Jair Bolsonaro (PL).
Ao entregar a alma para o centrão, Luiz Inácio Lula da Silva direciona o caminho do Partido dos Trabalhadores para os próximos quatro anos, o que chega a ser temerário, porque nada irá mudar, tudo ficará como está para pior.
Os aliados do Partido dos Trabalhadores, muitos deles, tem pecados capitais com o dinheiro público no passado, a futura Ministra da Cultura, a cantora baiana Margareth Menezes está devendo uma grana de projetos culturais.
A Agência Brasil explicou como serão divididos os ministérios:
Entre as pastas a serem recriadas e as novas estruturas, estão os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Originários. O atual Ministério da Economia será desmembrado em ministérios da Fazenda, da Indústria e Comércio, do Planejamento, além de uma pasta de Gestão. Este último ministério, uma das novidades anunciadas.
O atual Ministério da Infraestrutura será desmembrando em duas pastas, a dos Transportes, para cuidar das rodovias, e outra para portos e aeroportos. Serão recriados ainda os ministérios da Pesca, das Cidades, da Cultura e do Esporte, entre outros.
De acordo com Rui Costa haverá apenas uma redistribuição de cargos. Apenas os cargos dos novos ministros é que serão criados, por meio de uma Medida Provisória (MP). “
Sobre a possibilidade do presidente eleito se mudar para a Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República em Brasília, Rui Costa disse que o local será inspecionado essa semana para verificação das condições. “O presidente só mudará para este e outros espaços depois de feitos os levantamentos de todas as pendências e tomadas todas as medidas de eventuais reparos necessários aos imóveis”. Por enquanto, Lula está hospedado em um hotel na região central da capital federal.
O futuro ministro-chefe da Casa Civil afirmou que não há impasse entre a composição do novo governo e a votação da Proposta de Emenda Constitucional (Chamada PEC da Picanha) que flexibiliza a regra do teto de gastos para a manutenção do Bolsa Família em R$ 600. Matérias veiculadas na imprensa nos últimos dias apontam que lideranças partidárias na Câmara dos Deputados estariam condicionando a aprovação da PEC a possíveis indicações para ministérios.