No dia seguinte a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que confirmou o indeferimento da candidatura de Jocelito Canto (PSDB) para deputado federal, na eleição de dois de outubro, o tucano saiu atirando nas redes sociais contra os deputados federais Aliel Machado (PV) e Sandro Alex (PSD), considerou os dois como responsáveis por ele não poder assumir a cadeira na Câmara Federal, em 1º de fevereiro de 2023, e agora de propriedade do ex-governador Beto Richa (PSDB).
Com a decisão, Ponta Grossa terá na legislatura 2023/2026 dois representantes, mas pode perder Sandro Alex, especulado para assumir uma cadeira no secretariado do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD)
Jocelito Cantos justificou assim a decisão da Justiça Eleitoral: “em tempos de Copa (do Mundo), superei Felipão e tomei 7 a 0 no TSE. Tudo porque nunca fiz parte do sistema. Graças a Deus. Parabéns aos vitoriosos, derrubaram a vontade popular que fez o deputado mais votado de Ponta Grossa perder, porque tinha um policial à disposição como todo prefeito tem”.