spot_img
sexta-feira, novembro 15, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaSindicato da Guarda se articula contra sucateamento da corporação e baixo salário

Sindicato da Guarda se articula contra sucateamento da corporação e baixo salário

spot_img
spot_img

O Sigmuc (Sindicato da Guarda) conta que na data que completa 36 anos de atuação, a Guarda Municipal de Curitiba enfrenta sérios problemas internos, sucateamento da frota e falta de estrutura para o combate ao crime e a violência.

O sucateamento pode ser visto todos os dias nas ruas da capital do Paraná, várias viaturas entregues pela Cotrans, são de segunda mão, anteriormente pertenciam a Guarda Municipal de Itajaí, Santa Catarina, e exigindo manutenções constantes.

Estes veículos, foram entregues para a Corporação , devido um contrato de locação, mal feito que não considerou as especificações da atuação da Guarda Municipal de Curitiba…um grande retrocesso.

Isso trouxe como resultado, a falta de viaturas para atendimento de ocorrências, o que impacta diretamente na prestação de serviço a comunidade.

Outro ponto de preocupação, é o poder de policiamento de trânsito, alcançado em 2017, e que facilitou muito o trabalho dos GMs, bem como, a segurança viária em nossa cidade.

Em que pese, mais de 690 agentes da guarda atuarem com atribuição no trânsito, existe cada vez mais, ameaças de retirada desta competência, mesmo sendo mais eficiente e eficaz a atribuição nas mãos da Guarda.

É evidente, que os Guardas Municipais , estão inseridos naturalmente em nossa comunidade, pois atuam nos equipamentos públicos, praças, parques , fazendo o policiamento preventivo em todas as regiões da cidade.

Além do trânsito, os guardas atuem em diversas outras áreas trazendo uma eficiência muito maior ao desempenho das atividades de segurança pública no âmbito
municipal.

O vencimento base da carreira da Guarda Municipal, segue sendo um dos mais baixos da prefeitura entre os cargos de nível médio, e o Plano de Carreira está congelado há 5 anos. Um enorme retrocesso.

Nem mesmo, o elevado número de mais de 100 mil ocorrências atendidas, nos dois últimos anos pela corporação, sensibiliza a atual gestão, que segue com o arrocho salarial.

Com tantos retrocessos, dezenas de agentes pediram exoneração nos últimos anos.

Muitos deles, para ingressar em outras instituições de segurança pública que valorizam mais os seus agentes.

Em seu aniversário de 36 anos, a Guarda Municipal de Curitiba, clama pela atenção do Prefeito Rafael Greca! Valorizar o Guarda Municipal é preciso!

Notícias Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Acheio meio estranho o Sindicato defendendo a questão dos guardas aplicarem multas de trânsito. Na minha humilde opinião eles tem outras atividades mais importantes para focar.

    • Exatamente. Eles acham que são policiais. Quando na verdade a criação da guarda municipal é para “cuidar” dos equipamentos públicos do município. Estão desvirtuando a função da guarda.

      • Esse Rodrigo não sabe nem o que está falando. Explique para o cidadão na hora que foi assaltado que o GM não vai atendê-lo pq sua função é cuidar do patrimônio . O cidadão não quer saber , ele quer proteção. Então se vc não sabe o que falar Rodrigo, cale a boca!

  2. Ora bem equipado está o gabinete do prefeito que já conta até com um carro presidencial, modelo Honda Acord… Além das SUV Hilux zeradas…

  3. Tem que ficar bem mais definido pro público quais são as funções da Guarda Municipal. “Chama a polícia!” – Qual polícia? PCPR, PMPR, Polícia Federal ou a Guarda Municipal?

    De onde eu vejo, a Guarda Municipal:
    a) é um grupo estatal que serve como segurança dos comerciantes e das famílias ricas de Curitiba
    b) pela função central de proteção patrimonial (e não de bem estar da população), a GM não poderia ter acesso a armas
    c) A ACP que deveria estar pagando uma empresa de segurança patrimonial ao invés da PMC usar o dinheiro do povo pra proteger rico.
    d) como que num país sem ditadura a gente ainda tem “Polícia Militar”?

  4. E a primeira dama de quase 80 anos de idade comprando camaras para colocar no peito dos guardas, que estao perdidos e sem rumo. Ela além de ter acabado com a FAS , agora vai acabar com a guarda municipal.

  5. É fácil comentar oq não sabe. Acho melhor o pessoal ler um pouco antes de comentar bobagem. Conheço a lei 13022. Então uma das atribuições é cuidar da população.

  6. Servidores do município muito insatisfeitos. Salários baixos, sem planos de cargos, congelamento de licenças na pandemia, só denanimo .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -