O professor, cineasta e dramaturgo argentino, radicado em Curitiba desde os anos 70, faleceu no domingo em Curitiba, aos 76 anos, Hugo Mengarelli foi um dos pioneiros do Super Oito (um tipo de cinema com banda menor), ao lado de Valêncio Xavier e outras feras.
No início dos anos 80 foi professor de Cinema e Fotografia na Universidade Federal do Paraná, hoje Pontífica Universidade Católica, e formou uma geração de cineastas e jornalistas, fui aluno dele por dois anos e contribuiu pelo meu aperfeiçoamento cinematográfico e de outros cineastas até hoje, como Fernando Severo, o nome da minha geração.
Com larga experiência como ator, diretor, autor e professor de teatro, teve importante papel na criação do antigo curso profissionalizante de Formação de Atores da UFPR, que acabou por ser a base para a criação do atual curso de Tecnologia em Produção Cênica. Foi também o idealizador da companhia de teatro Palavr/Ação e idealizou o Teatro Experimental Universitário (TEUNI). Mengarelli ainda integrou o programa em formato de bate-papo afiado e bem-humorado sobre política e atualidades da UFPR TV, Cobras e Lagartos.