A janela de transferência terminou no dia dois de abril, mas o Tribunal Superior Eleitoral ainda não recebeu a relação de filiados da maioria das legendas brasileiras, o prazo final é o dia 18 de abril, próxima segunda-feira, para todos os partidos que desejam participar do pleito de dois de outubro, no Paraná as mudanças superaram as expectativas e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na próxima semana deverá divulgar o panorama de trocas.
Os tribunais devem ter muitos processos neste semestre, muitos vereadores trocaram de sigla na janela de transferência que era para ser apenas para deputados estaduais e federais.
Hoje, os dirigentes partidários não precisam ir até a Justiça Eleitoral para formalizarem as filiações, eles atualizam sem sair de casa, através do Sistema de Filiação Partidária (Filia), que exige apenas uma senha.
As informações são poucas, são incluidas no sistema, o nome do filiado, a data de filiação e o número do título de eleitor.
O primeiro turno acontece no dia dois de outubro e os eleitores escolherão o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais e o segundo turno está agendado para o dia 30 de outubro.