O governador do Paraná confirmou a mudança no comando de seis secretarias estaduais, além da substituição de diretores-presidentes, superintendentes e outros servidores, uma das novidades foi a indicação do advogado emedebista Rogério Carboni para a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, no lugar do deputado federal Ney Leprevost.
As alterações levam em conta a legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de interessados no pleito de dois de outubro de função na administração pública direta ou indireta.
Os novos secretários são Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes), ampliando a participação das mulheres no primeiro escalão da administração estadual; Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência); Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística) e César Neves (Saúde). Eles substituem, respectivamente, Valdemar Bernardo Jorge, Márcio Nunes, Marcel Micheletto, Sandro Alex e Beto Preto.
“São mudanças que levam em consideração a lei eleitoral. E praticamente todas as trocas são por pessoas que já estavam nas secretarias, conhecem o trabalho muito de perto, são parte da administração estadual há algum tempo. Com isso, valorizamos a meritocracia, o trabalho de quem é técnico”, afirmou Ratinho Junior. “Reforçamos também a presença da mulher no nosso governo. A doutora Louise já vinha fazendo um belíssimo trabalho no Planejamento. Um grande quadro que temos e que agora ascende ao secretariado”.
Com a saída de Fernando Furiatti para o comando da Infraestrutura e Logística, Alexandre Castro Fernandes passa a ser diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Ele atuava como diretor de Operações do órgão.
Também deixaram o Governo do Estado Mauro Rockenbach (superintendente de Diálogo e Interação Social); Daniel Vilas Bôas (superintendente de Relações Institucionais); Marcelo Rangel (superintendente de Inovação); Ricardo Maia (superintendente de Apoio aos Municípios); Marcus Tesserolli (diretor-geral da Paraná Edificações); Cláudio Palozi (superintendente da Paraná Educação); e Luis Corti (diretor de Regularização Fundiária da Cohapar). Dois novos superintendentes já foram confirmados: Fabiano Lazarino Antunes (Relações Institucionais) e Roland Rodolfo Rutyna (Diálogo e Interação Social).
Veja quem são os novos secretários de Estado:
Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes)
A nova titular da pasta é advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2001. Foi chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes entre fevereiro de 2019 e março de 2020 e, desde então, exercia o cargo de diretora-geral. Foi, ainda, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/PR entre fevereiro e julho de 2019.
Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo)
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, Everton Souza ocupava o cargo de diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest. Ele também possui especialização em Traçadores Ambientais e em Gestão Municipal de Recursos Hídricos.
Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência)
Graduado em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com mestrado em Engenharia e doutorado em Agronomia, Elisandro Pires Frigo era diretor-geral da Seap. Também foi coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).
Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística)
É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialidade de Gestão Ambiental Rodoviária. Foi analista de infraestrutura e chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, além de assessor do Ministério da Infraestrutura. Ocupava o cargo de diretor-geral do DER/PR.
César Neves (Saúde)
Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é especialista em cirurgia geral e gastroenterologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, além de pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Era chefe de gabinete da Sesa desde 2019.
Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho)
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002), tem especialização em Direito Administrativo pelo UniCuritiba. Foi diretor-geral da Casa Civil do Governo do Estado; conselheiro de Administração do ParanaPrevidência; diretor administrativo e financeiro do Detran/PR e coordenador das Juntas Administrativas de Recursos da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba. É membro do Iprade – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.
Rogério Carboni, Ratinho Junior, Noêmia Rocha e Renato Adur (Foto: rede social MDB)
Requiã está morrendo de inveja
O que tem haver a Noemia com isso?
MDB volta a ter protagonismo.
A maioria dos secretarios são técnicos, mas não deveria. A política move o mundo
Desejo sucesso aos novos Secretários sei da capacidade de cada um que vem somar e continuar os projetos que se faz necessários e estão em andamento, Parabéns ao Governador Carlos Massa Ratinho Junior pela belíssima escolha boa sorte e SUCESSO………TAMO JUNTO…….55
Falta a coragem para trocar o secretário de segurança
Tupan
Sem querer gerar pauta …
De uma procurada, Beto preto largou a secretaria mas não a boquinha
Já foi nomeado assessor DAS1 na Governadoria ….
Detalhe o cargo é da SESA e foi “cedido” a governadoria