A direção nacional do Partido Verde dissolveu a Executiva provisória comandada no Estado por Francisco Caetano, o Chico do PV, para repassar ao grupo do deputado federal Aliel Machado após deixar o PSB para se filiar ao PV, fortalecendo a federação partidária com o Partido dos Trabalhadores e com o PCdoB, que vai ter Luiz Inácio Lula da Silva disputando a presidência da República e Roberto Requião, ao governo do Paraná.
A mudança acabou com o PV no Paraná, Aliel Machado vai ser obrigado a reconstruir a sigla, já que todos os deputados anunciaram a saída, a deputada federal Leandre Dalpra puxou o time no início do mês, foi recebida no PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior, pediram ou vão solicitar a desfiliação, Soldado Adriano José, Pedro Paulo Bazana e Rodrigo Estacho.
A mudança de ideologia deve abrir caminho para que vários vereadores paranaenses descontentes da aliança com o PT e o PCdoB deixem o partido judicalmente, já que a maioria dos filiados é contra apoiar Lula e Roberto Requião, declaramente esquerdistas radicais.
O presidente Francisco Caetano também vai largar o ninho verde e deve fechar com o PSD, vários membros da Executiva Estadual e da Municipal de Curitiba confirmaram a desfiliação.
Durante o evento de filiação dos deputados Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi, Tiago Amaral, Jonas Guimarães, Paulo Litro e Ademar Traiano, Ratinho Junior chamou Pedro Bazana e Rodrigo Estacho para o palco, levantando comentários de que ambos encaminharam a filiação ao PSD.
A mudança deve impactar na formação da chapa de deputado federal e estadual, marqueteiros apostam que o número de cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná irá ficar entre três a cinco apenas, já para a Câmara, entre duas a quatro.
A previsão de saída em massa dos candidatos do PV deve colocar em cheque a reeleição de Ênio Verri, além de Zeca Dirceu, filho de Zé Dirceu, a deputado federal.
Para estadual as previsões são negativas para aspirantes a políticos que estão vendo as chances de eleição ficarem pequenas.