O Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) estreiam nesta semana as respectivas propagandas partidárias gratuitas em rede nacional de rádio e televisão. A veiculação acontece às terças, às quintas e aos sábados, das 19h30 às 22h30, nos intervalos da programação normal das emissoras.
A semana também conta com as participações de outros dois partidos. O Avante exibe quatro inserções na terça-feira (22), e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) veicula uma propaganda no sábado (26).
O PT exibirá 10 inserções, sendo cinco na quinta-feira (24) e cinco no sábado. O PCdoB terá cinco participações, sendo duas na terça-feira e três na quinta.
O PSB estreia no sábado, com quatro inserções, e o PSC terá seis inserções, sendo três na terça-feira, duas na quinta e uma no sábado.
As mídias devem ser entregues por iniciativa e sob a responsabilidade dos respectivos órgãos de direção partidária.
Regras
A propaganda partidária estava extinta desde 2017, mas voltou a ser permitida pelo Congresso Nacional com a Lei nº 14.291/2022 e segue as regras da Resolução 23.679/2022 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disciplina a forma de veiculação dos conteúdos.
A veiculação começou no dia 1º de março. Até o momento, seis partidos já transmitiram as respectivas propagandas: Partido Democrático Trabalhista (PDT), União Brasil (União), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Avante.(Do TSE).