Cláudio Humberto, no Diário do Poder, revela, em um levantamento exclusivo do instituto Orbis, que 60,4% dos brasileiros não têm posição ideológica definida. Na população mais experiente, esse número beira os 70%. Entretanto, aqueles que se identificam como “de direita”, no Brasil, representam 18,8% do eleitorado, mais que o dobro dos que se acham “de esquerda” (9,7%). O centro-direita tem 6,2% e o centro-esquerda soma 4,9%.
Lavada
- Apenas na faixa etária abaixo de 18 anos, a esquerda bate a direita: 29,8% a 0%. Quanto maior a idade, menor a identidade com a esquerda.
Idade da razão
- Entre os entrevistados acima dos 66 anos, apenas 3,7% se dizem alinhados à esquerda e 17,7% se identificam como de direita.
Esquerda caviar
- Predomina (21,6%) a autodefinição de “centro esquerda” apenas entre os que têm a vida arrumada, recebendo salários acima dos R$15 mil/mês.
Pesquisa nacional
- O instituto de pesquisa Orbis realizou 2.154 entrevistas por telefone entre os dias 3 e 4 de março deste ano, em todas as regiões do País.
Se o camarada tem mais de 25 anos e ainda. Se identifica com a esquerda com certeza ele sofre de um gravíssimo desvio de caráter.