O portal Boca Maldita informa que o deputado estadual Guto Silva (PSD) deve se filiar a novo partido para disputar o Senado pelo Paraná na eleição de dois de outubro de 2022, segundo apurações entre deputados, a opção que hoje estaria mais próxima é o MDB, presidido por Anibelli Neto.
Guto procura um partido que esteja próximo do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e que não cause mal estar em outras legendas da base, no caso específico o Podemos e o PL, que também já contam com pré-candidatos.
A candidatura do Guto ganhou fôlego nos últimos dias, com nomes importantes da base governista indicando que preferem fazer campanha para ele do que a Álvaro Dias, do Podemos.
Sobre este, causou mal estar no governo a notícia, dada em primeira mão pelo blog ontem, de que Álvaro Dias indicou que pode disputar o governo contra Ratinho Junior, em uma chapa que incluiria ainda o ex-procurador Deltan Dallagnol como candidato ao Senado.
No MDB, Guto teria espaço confortável, uma legenda robusta com tempo de televisão e recursos, além de apoio das direções estadual e nacional. Seria também uma nova liderança que, no futuro, despontaria como candidato ao Palácio Iguaçu em 2026.
Conta a favor também o fato de que o MDB está prestes a formalizar uma federação com o União Brasil, formando a maior estrutura partidária do país.
Guto Silva tem uma coisa de Alvaro Dias não tem: simpatia
O Podemos ficando sozinho e o MDB se unindo ao União Brasil, o Guto Silva será o principal concorrente ao Senado.
O Senado vale pouco hoje.
MDB e União Brasil vai ser uma aliança forte.