Sempre fiscalizando o poder público, o jornalista Aroldo Murá conta que em recente matéria, o jornal Gazeta do Povo registrou o fato que tem sido insistentemente registrado por este site: que o sistema de fiscalização de trânsito de Curitiba gerou no ano de 2021 três vezes mais multas por habitante do que o de Porto Alegre. De acordo com números consolidados da própria Prefeitura de Curitiba (leia mais aqui).
SEM NOVIDADES
O assunto não é novidade. Este site/coluna vem sistematicamente denunciando os abusos e desvios de finalidade cometidos pela SETRAN, a qual mudou locais de fiscalização, sinalização de velocidade e sistema de radares, tudo para aumentar a arrecadação da indústria da multa. Os limites de velocidade da cidade viraram uma loucura, ninguém se entende, temos vias de 70, 60,50,40,30 quilômetros por hora. O erro em si não está nas placas, mas nas motivações implícitas e explicitas que promoveram ampla modificação na sinalização nos trechos de vias.
SEM AVISAR
Nada foi divulgado previamente sobre a alteração que não tem critérios lógicos. Assim, vemos ruas estreitas com mão dupla com velocidades de 50KM/H (Exemplo Av. Batel); e avenidas Largas como a Victor Ferreira do Amaral com quatro faixas, com limite de 50 KM/H; e em Pinhais, município vizinho, no mesmo trecho, o limite é 60 km/h e até 70 km/h.
Os exemplos são muitos e o resultado é notório, arrecada-se três vezes mais com multas de radar em Curitiba. Recordes históricos. A “indústria” das multas parece não beneficiar apenas o caixa da Prefeitura. Quem teria mais interesse nessa “indústria”?
QUEM ESTÁ GANHANDO
Quem fatura com as alterações da sinalização? A resposta é categórica: fatura a Prefeitura de Curitiba, a qual vergonhosamente prevê uma arrecadação de 400 milhões em multas de trânsito. Isso virou um imposto que não precisou passar pela Câmara Municipal. Em segundo lugar, quem ganha com isso é a empresa de Sinalização responsável pela pintura e colocação de placas na cidade. O mesmo departamento que determina a troca da sinalização é responsável pelo contrato de pintura e placas e respectivo pagamento. A empresa é velha conhecida no ramo e detém contratos no Detran e DER.
PERGUNTAS FICAM NO AR
Na época da Consilux não eram lavradas tantas multas de trânsito. Estariam os radares funcionando adequadamente ou existe uma nova regulagem e a “tecnologia” permite um número maior de multas? Sabe-se que os equipamentos de Aldo/Consilux eram mais baratos que os novos; eles eram aferidos pelo IPEM e sequer se sonhava com esse oceano de multas. Qual o segredo de se arrecadar três vezes mais em plena pandemia?
De segredos a Secretaria de Trânsito de Curitiba entende, pois, tem muito. Como, por exemplo, as denúncias de fraude do radar. O que foi apurado? Sei que há indagações bem fundamentadas sobre o assunto, em apreciação pelo Ministério Público…
MÁQUINA ARRECADADORA
Neste aspecto da arrecadação sem limites, Rosangela Battistella é a competência em pessoa quando a palavra é arrecadar e desenvolver a “indústria da multa”. E ai de quem ousar a questioná-la, pois ela tem a caneta do Luiz Fernando Jamur e do prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo, com o aval incondicional da Aranha Marrom, a velha senhora, 78. Para esse trio de poderosos, cifras são vitais para projetos nem sempre muito ortodoxos quanto a aplicações.
O próximo passo é contratar mais Agentes de Trânsito da Urbs e aquele sistema automático de multas para o EstaR (Estacionamento Pago de Curitiba). Esse equipamento vai ser umas das novas linhas de arrecadação de Curitiba. Vide matéria da Tribuna a respeito.
“Com esse sistema, Rafael Greca chegará perto do bilhão de reais em multas! Talvez assim termine a Linha Verde, dono de tanta folga financeira”, como observa dona Matilde da Luz, a funcionária pública exemplar.
A anos que industria da multa esta perpetuada! uma vergonha Nacional, esses gestores que ai estao, nao tem e nunca teve complomisso com a populaçao! sou do interior e conheço Curitiba rasoalvemente bem! mas as pegadinhas de transito estao em tds os lugares, nas minhas idas ai , dificil uma vez que nao retorno com presente de grego[MULTAS] vergonhoso e imoral.
Pelo alguém está vendo, acompanhando e denunciando esse descalabro. Uma vergonha. Mudança de velocidade em vias rápidas sem qualquer motivação, radares novos sem necessidade, enfim, toda sorte de atos com cunho meramente arrecadatório, em prejuízo aos Munícipes.
A indústria da multa em Cutitiba avança sem parar. E o motorista que se cuide, porque tem ruas de 30, 40, 50, 60 ou 70km/h, na medida certa pra voce se distrair e tomar multa. O asfalto da Rua Nicaragua, da Rua Guilherme Ihlenfeldt até a Rua Alvaro Botelho, é um lixo. Mas ao inves de arrumar isso, a Prefeitura tá instalando um radar novo, na Nicaragua, perto da Rua Holanda. Arrumar que é bom, nada!! Só pensam em arrancar $$$$$ dos motoristas!!