Denize Rothenburg informa no Corrio Braziliense que os partidos que planejam construir federações para as eleições de outubro têm feito a seguinte proposta para os potenciais federados: realizar esse tipo de casamento agora e, em 2023, extinguir essa possibilidade com uma nova lei. Assim, a união prevista para durar quatro estará desfeita. O casuísmo proposto, porém, não é tão seguro assim. Afinal, ninguém garante que, mais à frente, os grandes partidos dominem o cenário político e desistam dessa empreitada, sufocando aqueles que se aliaram a eles, confiando no fim da federação. Ou, num outro cenário, os tribunais mantenham a obrigatoriedade de segurar a federação, pelo menos, até a próxima rodada de eleições municipais, daqui a dois anos.
Esse raciocínio levou o comando nacional do PSB, que fechou 2021 empolgadíssimo com uma federação com o PT, a refazer suas contas e calcular que, politicamente, não será tão interessante fechar esse “casamento”. Isso porque em vários estados o PT não vai abrir mão de lançar candidato. E, como o PT é maior, a probabilidade é que nas eleições municipais os socialistas sejam engolidos pelos petistas, sem chance de fazer valer a sua vontade nas capitais.E, para completar, o prazo para decidir sobre a federação é curto, antes da janela para troca de partido. Diante de tantas ponderações e com a obrigatoriedade de que partidos federados só lancem um candidato a governador em cada estado agora, e apenas um candidato a prefeito em cada município daqui a dois anos, a tendência é o PSB desistir da federação com o PT. Em São Paulo, por exemplo, Márcio França, ex-governador que se viu às voltas com busca e apreensão esta semana, já não está tão empolgado com esse casamento.
Acabou para o PT se a Federação não vingar
Muita fake news do PT. Partido como o PSB não vai querer ficar atrelado a um partido que pode engoli-lo
Os brasileiros não vão entregar o país para um ex-presidiário. Apostem nisso. Chega de corrupção
PT vai para o fundo do poço nesta eleição. Pensam grande e vão sair menores do que entraram. Rezo por isso todas as noites
Os partidos alinhado com socialista devem ser banidos. É urgente a necessidade para redução do grande número de partidos,. É vergonhoso, muitos partidos; mais verba pública exposta para ser roubada..
Esse crime político, precisa acabar no BRASIL.