O sensacional jornalista político Aroldo Mura estava terminando o Advento – período de preparação do Natal – e o prefeito Rafael Greca rasgou o espírito natalino e autorizou, no dia 23 de dezembro, reajustar todas as taxas municipais acima do índice oficial da inflação, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) do IBGE. Com aumentos que chegam até 15%, Greca superou a inflação de 10,42%, penalizando todo o setor produtivo de Curitiba.
TODOS PERDEM
Os aumentos vão afetar os pedidos de alvará, os licenciamentos ambientais, os serviços da vigilância sanitária, as autorizações de construções de imóveis residenciais e comerciais, entre outras áreas da cidade. A ordem de Greca é aumentar para encher o caixa para 2022, quando pretende manter a política de pintar as ruas com asfaltos e decorar as praças com objetos de artes ou algumas maquiagens.
Uma das áreas que teve as maiores altas foi a do licenciamento Ambiente. O custo para avaliação Estudo de Impacto Ambiental subiu 15,73%, saindo de R$ 2.387,47 para R$ 2.763,07. Na avaliação de um representante do Sinduscon, que prefere o anonimato, “é mais um custo em um momento de retomada do setor. A insensibilidade do prefeito Rafael Valdomiro para com as classes produtioras é histórico”. “O estudo de Impacto Ambiental é obrigatório para empreendimentos que geram empregos e renda. Quando o prefeito reajusta todas as taxas, aumenta em 15% o custo de abrir um negócio, o que é péssimo para a cidade”, adverte o empresário, diretor da ACP.
SECRETARIA DE URBANISMO
Greca aumentou as taxas das secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, da Saúde, de Obras Públicas e também da Administração, (nesta foram reajustados os preços das fotocópias de documentos). Um vereador da base do prefeito disse que o aumento vai provocar gritas dos empresários. Um exemplo é o setor de bares e restaurantes, cujas renovações de alvarás superaram o IPCA. Além disso, teve aumento em 11% o valor de autorização para a implantar comércio ao ar livre. Atenção, Fábio Aguayo: mais um prato feito de cacas do alcaide para você expor, repercutir.
FEIRAS SÃO ATINGIDAS
Os aumentos também vão impactar os pedidos de alvará e de autorização de vendas nas feiras públicas da cidade. O setor, que vinha sofrendo prejuízos por causa da pandemia, agora é impactado com o aumento das tarifas, cujo valor varia conforme o tamanho da barraca do feirante. Um feirante, pseudônimo XCV, com banca no Batel, lascou: – Só quem vive mesmo com prebendas públicas, como esse prefeito que foi fracasso total na iniciativa privada, pode agir assim, numa fúria arrecadatória.
Ele acha que a maquiagem de Curitiba é mais importante do que as forças de trabalho que tocam a cidade…E mais, adicionou: “Essa alta prejudica depois de um ano de muita perda. Acreditávamos que o prefeito iria congelar as taxas, pelo menos foi isto que nos passaram durante a eleição. Pelo visto, fomos enganados de novo”, reclama esse líder dos líderes dos feirantes, que prefere o anonimato para evitar represálias.
Já Josefa, pseudônimo, feirante da Praça do Japão, acha que Greca “não é o único culpado dessa sanha arrecadadora”, e observa: – É preciso dividir as culpas, ele não age sozinho, tem muita assistência daquela velha senhora, a Aranha Marron, 78,[ e a cumplicidade dos vereadores que são “yes man” do alcaide…
Prefeito fanfarão
Socorro. Precisamos dar uma guinada em 2024. Chega dos mesmos
Quem quer Rafael Greca como prefeito deixa um comentário!!!! Aposto que poucas pessoas irão fazer isso!!!! KKKKKK
Que personagem esse Greca, parece um cara de outro planeta
Só essa que faltava
Ainda bem que está chegando o dia da aposentadoria desse cidadão de gosto pela luxúria
Sempre nos decepcionamos com a política! Triste saber que mais uma vez fomos enganados! Caso seja algo absurdo temos que nos reunir e lutar pelos menos favorecidos e não nos acomodarmos, precisamos mudar a maneira de cobrar desses políticos folgados! Tudo cobra, tudo é difícil, vamos conversar e cobrar as promessas! Tamo junto- pra frente Brasil
Podemos gritar espernear que o Prefeito faz o que quer pois tem a maioria dos vereadores na volta dele quer dizer apalavreados com a Prefeitura e assim faz o que bem quer e as multas caça níquel os impostos reajustados estão ai para a população gritar berrar e pagar. Esse cara ainda quer ser Candidato a deputado Federal pra vir ser Candidato a Governador com 80 anos hora me poupe que vá fazer companhia ao Requião , Alvaro Dias e mais QUE TRAGÉDIA
No cenário Politico do Paraná Governador Carlos Massa Ratinho Junior vem conduzindo muito bem com maestria tanto que está renovando a Politica e os Politicos de futuro em seu grupo EX. Guto Silva, Ney Leprovost, Sandro Alex, Alexandre Cury, Eduardo Pimentel, Marcio Nunes João Ortega e outros, coisas que Requião e Alvaro Dias não o fizeram estão pagando o preço