Líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) acaba de obter uma vitória para os 28 mil produtores de fumo do Paraná, que movimentam quase R$ 1 bilhão e respondem por mais de 30% da produção do país, segurar no mesmo valor o ICMS do cigarro.
Numa articulação junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e aos secretários Guto Silva (Casa Civil) e Renê Garcia (Fazenda), o parlamentar garantiu que o ICMS do cigarro não sofresse qualquer aumento no Estado.
O reajuste de 2 pontos porcentuais iria custear o vale-alimentação de R$ 600 mensais a ser pago aos policiais paranaenses.
Uma emenda de Bakri e dos deputados da base aliada retirou esse trecho do projeto, fazendo com que o benefício seja custeado com o corte de despesas em áreas do governo.
A medida fortalece a agricultura familiar e a manutenção de empregos e renda em 131 municípios que produzem tabaco, sobretudo nas regiões Sul e Centro-Sul do Paraná.
Além disso, evita a perda de mercado para Santa Catarina e o aumento do contrabando para fugir da carga tributária.
Participaram da reunião Fabiano Machado e Cleber Silveira, da Abifumo; Guatimozin Santos, do Sinditabaco; Fabio Aguayo, do setor de bares e casas noturnas; e os prefeitos Abimael do Valle (São João do Triunfo) e Leandro Jasinski (Rio Azul), cujos municípios são os dois maiores produtores de fumo do Paraná.