A parceria da TV Paraná Turismo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi renovada por mais 10 anos, e a Rádio Paraná Educativa passa a fazer parte da rede nacional de comunicação pública. Esses acordos de cooperação técnica foram assinados em Brasília, em encontro que reuniu cerca de 60 instituições, entre emissoras de televisão e rádio.
O diretor de televisão da RTVE, Eduardo Abilhoa, diz que a parceria deve fortalecer a estratégia de audiência e dar visibilidade para as duas emissoras. “É uma sinergia de conteúdos e de apoio tecnológico que traz muitos benefícios ao telespectador, que ganha produtos jornalísticos e de entretenimentos diferenciados, com qualidade e diversidade. É também uma oportunidade de ter os conteúdos paranaenses exibidos e apreciados nacionalmente”, afirmou.
Abilhoa explica que a TV Paraná Turismo tem como principal missão exibir o Estado para o paranaense e que, com a parceria, o canal poderá exibir o Paraná para todo o Brasil. A intenção é de que seja retomado o intercâmbio de conteúdo entre as duas difusoras públicas.
Segundo o presidente da EBC, Glen Valente, o foco é construir parcerias que durem muito tempo e integrar os conteúdos locais com a plataforma nacional. “Quanto mais a gente trouxer todos os ‘brasis’ para a cabeça de rede, melhor será para todo mundo”, disse.
De acordo com ele, agora 20 emissoras de rádio fazem parte da rede. A meta é ter emissoras de rádio afiliadas em todos os estados brasileiros até 2023.
O diretor de rádio da RTVE, Rudson Weber, afirma que a adesão das rádios da RTVE à rede nacional de comunicação pública reforça a estratégia do governador Ratinho Junior de fortalecer a comunicação pública no Estado. “Estamos voltados para a promoção das políticas públicas de cultura, de arte, de música paranaense, de informação e de utilidade pública”, disse.
Durante o encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) foram discutidas estratégias de fortalecimento entre as afiliadas e debates sobre conteúdos, programação e suporte em estrutura e tecnologia. Também foram apresentados os resultados dos veículos da EBC, o balanço das ações da RNCP em 2020/2021 e as perspectivas para 2022.
Os convidados ainda puderam conhecer os novos canais multiprogramados, a grade especial de Verão da TV Brasil, a nova programação das rádios Nacional e MEC e o plano de comunicação e estratégias digitais para a RNCP.
Compõe a RTVE o canal TV Paraná Turismo e duas emissoras AM e FM da Rádio Paraná Educativa. A autarquia é ligada à Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. (AEN)