Em homenagem ao Dia das Crianças, o programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma imensa sala de aula, retomará as atividades presenciais ao ar livre na próxima semana. Estão agendadas atividades em parques, bosques e no entorno das unidades de ensino, todas observando os protocolos sanitários necessários para evitar a disseminação da covid-19.
Na próxima semana, as atividades serão na quarta (13/10), quinta (14/10) e sexta-feira (15/10), com escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de todas as dez regionais. As atividades presenciais estavam paradas desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020.
“É uma alegria retomar as aulas de campo e propostas do Linhas do Conhecimento nos espaços da cidade. Este programa foi desenvolvido para que nossas crianças e estudantes conheçam suas raízes, a história de Curitiba e assim zelem pelo bem comum. O Linhas traz essa semente do pertencimento, do amor pela cidade, que é muito importante”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A secretária explica que o Dia das Crianças foi escolhido como marco para a retomada das ações presenciais do Linhas. E acrescentou que as unidades e os ônibus que transportam as crianças para as atividades estão preparados e equipados para garantir a segurança de todos.
A professora Fabrícia Gomes Bordignon, responsável pelo Linhas, explica que o programa é realizado pelos profissionais da Secretaria Municipal da Educação e tem parcerias com diferentes secretarias e órgãos municipais, para contribuir com a formação plural de professores e estudantes.
“São desenvolvidas propostas lúdicas e culturais e aulas de campo que levam em conta as especificidades do nível ou da modalidade de ensino em que são desenvolvidas. Todas são articuladas aos currículos da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal e contemplam os pressupostos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca Fabrícia.
Balanço
O Linhas totalizou 171 mil participações presenciais de estudantes e de cerca de 16 mil professores, desde sua criação, em 2017, até março do ano passado, início da pandemia.
Com o isolamento gerado pela pandemia do novo coronavírus, as propostas têm sido disponibilizadas em videoaulas da TV Escola Curitiba e também no Facebook da Educação.
Reconhecimento
O Linhas integra o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras. Desde outubro de 2019, Curitiba daz parte do seleto grupo de Cidades Educadoras. São 514 cidades associadas em 34 países.
O programa também coleciona premiações. Em 2019, foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Empreendedorismo Educacional.
No ano de 2018, a Secretaria Municipal da Educação foi a vencedora do Prêmio Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS na categoria poder público municipal. A Prefeitura de Curitiba também recebeu o selo ODS pelo Linhas do Conhecimento e pelo Projeto de Robótica nas escolas. A Secretaria Municipal de Educação também conquistou o 2.º lugar na votação Escolha do Público.
Saiba mais sobre o Linhas do Conhecimento e confira os materiais pedagógicos do programa no site da Educação. (PMC)
Finalmente estamos retornando a normalidade