O jornalista Aroldo Murá conta que na semana passada, o prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo comemorou a ajuda de quase meio bilhão de reais que deu aos donos do transporte público (valor entregue no governo anterior e neste). A vitória exaltada pela claque do alcaide começa a dar azia entre alguns aliados do vice-prefeito, Eduardo Pimentel. Afinal é nítida a bomba-relógio que se montou para 2024.
Dentro da Urbs todos sabem que o prefeito mandou o presidente Ogeny Maia a manter a tarifa baixa. A ordem será cumprida nem que seja preciso socorrer recorrentemente a tradicional família de donos de ônibus, que há dezenas de anos domina o setor.
CRESCE A DIFERENÇA
Mas como vem alertando este site, em novembro do ano passado e ao longo do primeiro semestre, cada vez mais cresce a diferença da tarifa técnica em relação a tarifa paga ao cobrador. A prefeitura trabalha com a tarifa técnica média de R$ 8,11 contra a passagem de R$ 4,50.
A diferença de R$ 3,61 pode chegar até R$ 6,48, quando se analisa o custo dos biarticulados de alguns lotes, em que a tarifa técnica chegaria próximo de R$ 11,00… Ao que tudo indica, diante do cenário econômico, a tendência é que os custos do setor do transporte subam ainda mais, em especial puxado pelos derivados do petróleo, diesel, pneus, óleos e etc.
TRISTES PREVISÕES
Os mercados já projetam para 2022 alta de mais de US$ 3 do barril no mercado internacional, puxada por retomada internacional. Em paralelo, na última reunião Banco Central foi feita a previsão de desvalorização do real diante do dólar para 2022. Uma combinação que deixa cada vez mais caro o combustível e os custos derivados nesse cenário econômico.
Para piorar, haverá uma grande incerteza política o que interferirá na economia, tão desregulada e complicada. Quem está no entorno de Eduardo Pimentel sabe dessa combinação explosiva. E vê um prefeito preso em sua própria armadilha: Greca sabe que se aumentar a tarifa afetará a sua popularidade e terá menos força política para interferir na eleição de 2022. O prefeito Greca sonha que o governador Carlos Massa Ratinho Junior possa aumentar o repasse de recursos estaduais para custear a tarifa congelada de Curitiba.
AJUDAR A MUITOS?
Mas se Ratinho Junior ajudar Curitiba, terá que fazer o mesmo para regiões metropolitanas de Londrina, Maringá, Cascavel, Cornélio Procópio e Toledo. E o custo só aumentará. Dificilmente essa equação terá uma solução até o fim de 2022. Até lá a projeção é que a tarifa média supere os R$ 10, passando ser mais que o dobro da passagem cobrada na catraca.
DEMISSÕES EM MASSA
Essa alta acontecerá mesmo com Greca permitindo que os donos das empresas de ônibus compensem, demitindo cobradores de ônibus. Estimativas internas na URBS dão que serão demitidos 1.700 cobradores até o fim de 2022. Ao mesmo tempo será feita a troca de ônibus por microonibus, o que vai lotar ainda mais nos horários de rush.
CRIADOR DE PROBLEMAS
A espada de Dâmocles está sobre a cabeça do sempre bem avaliado e carismático Eduardo Pimentel. Se ele for eleito em 2024, Pimentel terá resolver essa situação, uma bomba relógio. Mas isto não será, no entanto, um problema para o prefeito Rafael Greca…Ele saberá se safar dessa situação ingrata. Afinal, entre as especialidades do alcaide está a de ser campeão das tergiversações.
Trata- se do velho blablabla, matéria prima de “encantadores” de auditórios, combustível que faz gente como Greca esconder o essencial e apresentar-se como “dono” de qualidades como aquela que ele denomina de de ser o garantidor de “uma Curitiba bem cuidada”.
Esse cara é um embromador, com o papinho mole dele ludibria o eleitor q votará nele caso saia para senador ou diabo a quatro e depois que tá eleito aí o povo q se dane p pagar passagem a R$ 10,00. Abre o olho povo! Não vote nesse cara!
Greca está destruindo o futuro político de Eduardo Pimentel
Temos que pagar nossos pecados por eleger e reeleger esse cidadão.
Greca um dia vai descobrir que não valeu a pena ser prefeito de Curitiba três vezes. Só trabalhyu contra a cidade.