O apoio do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, foi decisivo para incluir Francisco Beltrão nas 48 ciclorrotas lançadas pelo governo do Estado no Programa Pedala Paraná. “Sempre fui um entusiasta do esporte, das atividades físicas e do incentivo ao turismo”, disse Traiano ao revelar que usou de sua influência junto ao governo Carlos Massa Ratinho Junior para incluir Beltrão no circuito paranaense de cicloturismo. Uma rota de 37,3 quilômetros, denominada “Beltrão na Trilha”.
O circuito tem como ponto de partida o Calçadão e passa pelas comunidades do Rio Quibebe, Água Vermelha e Santa Bárbara, até retornar a área central da cidade. “Pelo caminho o ciclista tomará contato com belezas e atrações turísticas de nossa cidade”, destaca Traiano. Entre elas, cita “chácaras de recreação, uma cabana, recantos, monumentos históricos e o Parque Alvorada. São locais muito bonitos e que poderão dar suporte aos ciclistas que estão percorrendo nosso município”, destaca o deputado.
A oficialização desta rota de 37,3 km no programa estadual vai beneficiar todo o trajeto com melhorias voltadas aos ciclistas. Estar no Pedala Paraná significa que serão instalados totens e placas de identificação, lixeiras, pontos de apoio com ferramentas e bombas de encher pneu e mais segurança, com priorização da manutenção das estradas.
O projeto Beltrão na Trilha envolve as secretarias de Esporte, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, com apoio do prefeito Cleber Fontana, do vice Antonio Pedron, do vereador Silmar Gallina e a participação do deputado estadual e presidente da Assembleia, Ademar Traiano.
O ciclismo vem ganhando cada vez mais adeptos em suas diferentes modalidades. Em 2020 o número de adeptos mais que dobrou em virtude da pandemia. Para pedalar não tem contato físico e nem é necessário uma quadra esportiva.