Lucas Sarzi informa no G1 Paraná que a vereadora Maria Janeide de Souza Piacentini, conhecida como Jane Carteira, do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Jane é vereadora em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
A decisão saiu na quarta-feira (16) e foi tomada com base em uma investigação que apurava fraude eleitoral. Até que a ação transite em julgado, ou seja, não seja mais possível apresentar recurso, ela continua no cargo.
O advogado Paulo Ferraz, que representa Jane Carteira, disse que a decisão é em primeira instância e vai recorrer. Segundo a defesa, Jane Carteira não cometeu os crimes apontados pela investigação.
Denúncia
A investigação que deu base à denúncia começou em 2020 quando foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF).
De acordo com as investigações, pelo menos 75 transferências de domicílio eleitoral foram feitas com comprovantes de endereço falsos, e os pedidos estavam vinculados aos assessores da vereadora. Com o esquema, Jane pretendia angariar mais eleitores para o município, segundo a PF.
Além das transferências irregulares, a PF afirma que há indícios de que as multas eleitorais dos títulos com situação eleitoral irregular foram pagas pelos investigados.