O jornalista político Aroldo Murá conta que desde o início do ano, o prefeito da capital do Paraná já contabiliza um gasto de quase R$ 12 milhões feitos pela Secretaria de Comunicação Social. E pelo visto, a nova secretária Cynthia Genquini terá mais dinheiro para aplicar em campanhas publicitárias.
No Diário Oficial 95, da última segunda-feira, 17, o secretário de Finanças, Vitor Puppi, autoriza a liberação de mais R$ 2 milhões que serão usados em publicidade institucional. Rafael Greca (DEM) tem usado a Covid para gastar recursos na publicidade. Começou em janeiro, torrando R$ 1,5 milhão em campanha feita pela agência do prefeito: a G-PAC, do publicitário Juca Pacheco. Gasto semelhante se manteve em fevereiro e seguem constantes nos demais meses.
COM CARINHO
O prefeito tem tratado o setor de mídias com carinho. Está usando a publicidade para fortalecer a sua imagem, passando a mensagem de ser um bom gestor que soube lidar com a pandemia. Com o tom informativo, a publicidade inunda toda a cidade, em spots, anúncios em jornais de bairros, no mobiliário urbanos e filmes nas tevês. Tudo para manter a mídia mais próxima.
MUITAS AMBIÇÕES
Tudo indica que Greca tem outras ambições políticas, além da Prefeitura. Um dos sinais dessa intenção é o aumento de recursos para a Secretaria de Comunicação. Esse acréscimo facilita a que a pasta consiga uma média de gastos no primeiro semestre. Há uma norma do TCU que define que os gastos do executivo em anos eleitorais devem respeitar a média de anos anteriores, evitando enormes aportes de dinheiro para a Comunicação em anos eleitorais.
TAREFA DE CÍNTIA
A nova secretária, Cinthia Genguini, sabe da importância em garantir verba para os planos futuros de Rafael Valdomiro Gewca de Macedo. Na rádio-corredor, a notícia que Greca pensa em se candidatar para governador ou senador tem crescido e ganhado corpo. E se isto acontecer, dinheiro para campanhas está garantido.
E o povo vota, pra reclamar depois