A artista visual Maria Baptista apresenta nesta terça-feira (18/5), no Solar do Barão, a exposição “Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana”, com mapas, objetos, fotografias e vídeos que compõem uma proposta “work in progress”, iniciada em 2020.
Os trabalhos foram produzidos durante a passagem da artista por cidades como Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi, que integram a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, região de rica biodiversidade marcada pelo encontro dos biomas da Mata Atlântica com o Cerrado. Também fazem parte da exposição trabalhos anteriores, de 2018 e 2019, produzidos durante imersões nesse mesmo contexto geográfico.
Por conta das restrições provocadas pela pandemia, é melhor que as pessoas entrem em contato com o Solar do Barão antes da visita para saber se o espaço está aberto regularmente. Também é possível agendar visita guiada diretamente com a artista, pelo instagram (@gutabap).
Outro jeito de conhecer os resultados desta jornada é visitar o site www.cartografiamitica.wordpress.com, que reúne fragmentos da pesquisa, referências utilizadas para criação dos trabalhos e outras citações.
“O projeto surgiu da vontade de juntar questões da cartografia, como a feitura de mapas, a identificação de elementos no espaço, com uma investigação a respeito das histórias e mitos que permeiam esse território”, explica a artista que registrou cada passo da pesquisa também em seu instagram.
O Projeto é realizado com apoio do Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba
Serviço:
Local: Solar do Barão – Museu da Fotografia (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533)
Atenção: Por medidas de segurança sanitária o espaço pode estar fechado. a orientação é entrar em contato com o Solar do Barão para saber sobre a possibilidade de visita presencial.
Informações: 3321-3240Agendamento de visitas guiadas pelo instagram: @gutabap