spot_img
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaEm situação irregular, Prefeitura de Curitiba não consegue certidão negativa

Em situação irregular, Prefeitura de Curitiba não consegue certidão negativa

spot_img
spot_img

O articulista político Aroldo Murá conta que o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fábio Camargo (TC-PR), negou o recurso para obtenção da certidão negativa pela Prefeitura de Curitiba. O documento, que é essencial para buscar empréstimos e financiamentos no Brasil e internacionais, não será emitido pois o município está em atraso com as prestações de contas deste ano, que deveriam constar no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal – SIMAM, do TC-PR. O despacho de Camargo é do dia 27 de abril.

CONTAS DE CHEGAR

Desde fevereiro, Curitiba não mostra ao TC os gastos feitos e os pagamentos executados, bem como a planilha de pessoal da prefeitura. A ausência de prestação pode prejudicar a cidade. A estimativa é que com bancos, como a Caixa e Banco do Brasil, e entidades internacionais, BID e Agência Francesa de Desenvolvimento, a cidade tenha mais de R$ 1 bilhão em créditos em projetos ou repasses para obras em andamento.

ROMBOS E PEDALADAS

A falta de certidão acendeu um alerta na Comissão de Economia da Câmara Municipal de Curitiba, que já marcou data da prestação quadrimestral, como secretário das Finanças, Vitor Puppi, para o dia 26 de maio. Desde o início do ano, é possível uma série de suplementações orçamentárias na Prefeitura de Curitiba, retirando recursos inclusive de fundos ambientais para garantir o andamento de obras.

Puppi fala a todos que a cidade está com as contas em dias e que não há nenhum indício de pedaladas fiscais ou manobras para cobrir rombos. No entanto, a ausência de certidão pelo TC mostra que algo não está bem na cidade. Ou que se quer acobertar dados que deveriam ter sido apresentados em fevereiro.

A LÍNGUA É O CHICOTE DA …

A ironia dessa situação é que o prefeito Rafael Greca, em sua primeira campanha, criticava o ex-prefeito e deputado federal, Gustavo Fruet, de não saber administrar as contas da cidade e, por isto, que Curitiba não teria certidões negativas. Greca dizia que sabia fazer e administrar. Pelo visto algo ele esqueceu ao longo do seu primeiro mandato e na atual gestão, pois Curitiba está igual, sem certidão negativa.

Confira a decisão do TCE

PROCESSO Nº: 227829/21 ENTIDADE: MUNICÍPIO DE CURITIBA INTERESSADO: MUNICÍPIO DE CURITIBA, RAFAEL VALDOMIRO GRECA DE MACEDO ADVOGADOS: ASSUNTO: REQUERIMENTO EXTERNO DESPACHO: 1105/21

Trata-se de solicitação de certidão acerca das exigências dispostas no inciso IV, itens “a” e “b”, do artigo 21, da Resolução 43/2001, do Senado Federal, na forma da redação dada pela Resolução nº 03/2002, para fins de instrução de pedido de verificação da capacidade de endividamento, visando à contratação de Operação de Crédito pelo Município de Curitiba. Pela Informação nº 140/21 (peça 14), a Coordenadoria de Gestão Municipal observa que as entidades do Município não encaminharam os dados eletrônicos de fevereiro de 2021 ao Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal – SIMAM, restando impossibilitada a certificação do cumprimento do art. 167-A, da Constituição Federal, necessária para compor o conteúdo da Certidão para Operação de Crédito, nos termos exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Por tal razão, tendo em vista que o requerimento não reúne as condições necessárias à certificação, e, considerando o disposto no art. 289 do Regimento Interno desta Corte, bem como no art. 3º, §1º, da Instrução Normativa nº 74/12, a unidade técnica opina pelo indeferimento do pleito, sem prejuízo de que o Interessado seja comunicado para complementar o processo com as adequações necessárias.

Diante do exposto, acolho o opinativo da Coordenadoria de Gestão Municipal.

Comunique-se ao solicitante na forma do art.

7º da Instrução de Serviço nº 115/2017[1].

Adotada a medida acima elencada, determino o encerramento do feito nos termos do art.

16, LVIII[2], do Regimento Interno deste Tribunal, e o posterior arquivamento do processo.

Gabinete da Presidência, 27 de abril de 2021.

FABIO DE SOUZA CAMARGO
Presidente

Notícias Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha o TCE se prestar a este papel.
    O que fez sobre a dívida deixada por Fruet? Agora faz escarcéu porque parte da prestação de contas de dois meses atrasou!!!
    Esta difícil achar algo errado né? Então vamos bater em qualquer coisa.
    Que feio….

  2. Se não tem asfalto reclama se tem reclamam
    Eitaaa, gente difícil de agradar.
    Os que falam mal do asfalto mora em rua asfaltada, desconhece o pó o chão batido de saibro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -