A deputada federal Christiane Yared (PL) falou sobre a nova lei de trânsito que entrou em vigor esta semana, acabando com penalidades paliativas e endurecendo as penas para casos graves de lesões e mortes provocadas pela direção irresponsável.
A nova norma impede a substituição da prisão por penas alternativas aos condutores que, sob efeito substâncias psicoativas, como o álcool, causem morte ou lesão corporal. Antes, a lei enquadrava como culposo quem cometeu homicídio ou lesão grave ou gravíssima dirigindo sob efeito dessas substâncias.
“Se alguém beber ou usar drogas, dirigir e matar, mesmo dizendo que não teve a intenção, vai pra cadeia. A partir de agora vidas não serão trocadas por cestas básicas”, assegura Yared, uma das parlamentares mais identificadas com o tema.
Yared não apenas participou ativamente do processo que resulta agora nas novas regras para o trânsito, como foi relatora da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara Federal e apresentou várias das propostas ora aprovadas na nova lei.