Cada vez mais, o movimento comunitário vem ampliando as ações em parceria com o setor público para melhorar a segurança pública em bairros das grandes cidades e em municípios do interior do Paraná. O principal instrumento para isso acontecer tem sido a organização dos Conselhos Estaduais de Segurança (CONSEG), que reúnem a comunidade, as polícias e os empresários para debater e apontar soluções para problemas localizados.
Para chamar a atenção para essas experiências inovadoras de apoio aos órgãos públicos de segurança, a Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, dia 08, às 18h30min, uma audiência pública virtual com o tema “CONSEG – Um bom exemplo para o bem comum”, com transmissão pela TV Assembleia (Canal 10.2 e por assinatura) e redes sociais. A sessão especial acontece em comemoração ao Dia Estadual dos CONSEG, comemorado em 2 de abril.
“A ideia é fazer uma live para mostrar o trabalho de algumas pessoas que organizam os CONSEG e realizam ações bem legais”, explicou o deputado Delegado Recalcatti (PSD), proponente da audiência pública. “Tem o exemplo do videomonitoramento com câmeras do comércio e dos moradores do bairro para reforçar a vigilância, auxiliando em investigações policiais e em flagrantes de crimes”, disse.
O evento em modo remoto contará com a participação do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), Coronel Rômulo Marinho, do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma, do comandante do 1º Comando Regional da PMPR, Ten. Cel. Wagner Lucio dos Santos, e do coordenador dos CONSEG do Paraná, coronel Elias Chehade, entre outras autoridades.
A audiência terá duração aproximada de uma hora e contará com as seguintes exposições: “Videomonitoramento para a segurança comunitária”, por Margareth de Andrade Nascimento, do Jardim das Américas (Curitiba); “As relações institucionais entre os CONSEG e os órgãos públicos”, por Valéria Prochman, do Centro Cívico (Curitiba); “As ações sociais realizadas com o apoio comunitário”, por Naziel de Oliveira, de Quatro Barras; “Captação de recursos para investimentos na segurança pública”, por João Bruno Dacome, Fernando Sirena Vandersen e Alessandro Tassi Mansano, de Mandaguaçu; e “O uso das redes sociais como forma de combate à criminalidade”, por Rodrigo Vidal, da Vila Hauer