terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
spot_img
InícioGeralCuritiba completa uma semana com superlotação de UTIs para adultos com covid

Curitiba completa uma semana com superlotação de UTIs para adultos com covid

spot_img

O articulista político Aroldo Murá conta que Curitiba completou nesta quinta-feira (25) uma semana desde que a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos com Covid-19 atingiu e ultrapassou 100% pela primeira vez.

No período, a taxa atingiu pico de 103% de ocupação, com pacientes infectados pelo novo coronavírus em vagas de outras especialidades. A Secretaria Municipal de Saúde informou que eles não ocupam o mesmo espaço físico que outros pacientes.

Há uma semana, a capital tinha 469 leitos de UTI para adultos no tratamento da Covid-19. Houve aumento de 34 vagas, passando para 503 leitos. Porém, o aumento foi insuficiente. Nesta quinta, 507 adultos estão em UTIs – 33 a mais do que na quinta anterior.

Os leitos de enfermaria para adultos e crianças em Curitiba também ficaram superlotados. Há uma semana, havia 869 pacientes para 860 vagas. Nesta quinta, a taxa caiu para 93%, com 817 pacientes internados e 57 leitos livres. Das dez vagas em UTIs para crianças, quatro estão ocupadas.

“Fomos ao limite de tudo. Daqui pra frente, não temos quem cuide desses leitos. E ainda vamos vivendo a escassez de insumos. Não é falta de dinheiro. A situação é muito grave”, afirma a superintendente executiva da secretaria, Beatriz Battistella Nadas.

Além da falta de profissionais e de insumos para abrir mais leitos, há outras situações que levam ao colapso do sistema de saúde, como a circulação de novas variantes do vírus e o fato de que mais jovens estão internados. Em média, eles ficam hospitalizados por mais tempo.

A quantidade de casos ativos da Covid-19 é maior do que em meses anteriores mesmo com as restrições mais rígidas da bandeira vermelha, para tentar conter a transmissão, desde 13 de março. Nesta quinta, o número chegou a 13.963.

Quando o número esteve mais próximo disso, em dezembro passado, a ocupação de UTIs era de 89% – com 139 leitos para adultos a menos. De fevereiro para março, os casos ativos aumentaram em cerca de 9 mil, com crescimento de quase 30 mil confirmações.

Desde o início da pandemia, Curitiba registra 168.527 casos e 3.652 mortes.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -