O Hospital de Clínicas só vai atender casos de covid-19 SUS, a instituição está fazendo a movimentação para a transição e com a mudança, o Hospital Cajuru agora só vai atender trauma.
Hoje, o HC tem quatro UTIs e o mesmo número de enfermarias, mas pode ganhar mais três andares caso a direção resolva movimentar as clínicas médicas neste período de pandemia.
Hoje são utilizados os 5º, 6º,7º, 9º, 11º, 13º, além do centro cirúrgico, com o 3º andar em reforma para atender com previsão de reabertura em julho.
A situação da saúde é preocupante na cidade, Curitiba chegou na quinta-feira a 100% de ocupação nos leitos de UTIs, na quarta-feira a cidade tinha 276 pacientes esperando por vaga na Central de Leitos, sendo que 30 apenas no HC e 100 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ontem, se não fosse reposto oxigênio (02) iria acabar no HC, mas o reabastecimento vem ocorrendo normalmente e os insumos não chegaram a um nível preocupante.
A assessoria do Hospital Cajuru enviou nota ao Blog do Tupan esclarecendo a questão:
O Hospital Universitário Cajuru esclarece que, desde o início da pandemia, não é referência no atendimento da Covid-19. Seguindo orientações e distribuição de atendimentos no sistema de saúde de Curitiba vigente desde março de 2020, o hospital ficou responsável pela retaguarda de casos de traumas e não houve nenhuma mudança nesse fluxo recentemente.
Nao deu pra entender a matéria, cuja manchete diz que hospital vai parar de atender pacientes com covid e, na primeira frase do texto, diz que só vai atender casos de covid!!!