O articulista político Aroldo Murá conta que no chamado círculo íntimo – ou “inner circle”, como diz a Aranha Marrom – o prefeito Rafael Greca (DEM) não esconde estar de olho no Palácio Iguaçu. Para tanto, festeja vitórias, uma delas muito significativa, a conquista da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) a qual pretende instrumentalizar para remover seu mais forte obstáculo, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Midiático e dono do show, Greca não se importa de ser cobrado por meio de vídeos em que sua loquacidade pode até condená-lo. Tal como quando confrontado com o vídeo que gritava contra as oposições, garantindo: “Isto é só intriga, não decretarei lockdown”.
Nem sem importa de ser cobrado por outras promessas vãs, como a de que criaria mil leitos contra a covid em Curitiba. Afinal, dono “do circo”, o prefeito não está nem aí para as suas próprias palavras. Quer mesmo é ter plateia, dócil e acrítica. Embora, agora, registre-se, aparece tênue oposição na Câmara Municipal. Muito tênue, ainda, liderada por Denian Couto.
Em sua campanha eleitoral de 2020, o candidato Rafael Valdomiro Greca gritava que não haveria lockdown! “Não haverá lockdown em Curitiba depois da eleição. Isso é papo da oposição, fake news”, disse o prefeito em um vídeo público nas redes sociais.
fonte https://ricmais.com.br/noticias/saude/coronavirus/prefeito-de-curitiba-diz-que-nao-havera-lockdown-depois-das-eleicoes) e https://www.youtube.com/watch?v=aR0GH1MUPUI
Pois bem! Eleito e passados três meses de sua posse, Greca de Macedo decreta lockdown em Curitiba! Como bem mencionou o vereador Denian Couto (Podemos) na Câmara de Vereadores, “ foi uma medida desrespeitosa com aqueles que empreendem na cidade.(fonte: https://www.youtube.com/watch?v=26_7NmMwDtM)”
TUDO PELO “SHOW”
Percebe-se que o prefeito toma medidas repentinas, midiáticas, buscando corrigir a falta de planejamento de sua gestão e, pior, em uma ação de pura dramaturgia política! A velha política utiliza-se do estelionato eleitoral e Rafael é da velha política, só Ratinho Junior não viu.
Sabe-se que Curitiba recebeu gordos recursos para o combate ao covid-19, bem como os cofres municipais estavam preparados para a pandemia! É, pelo menos, o que vendeu o senhor secretário de Finanças de Curitiba. Então, onde estão os mil leitos UTI? Foram promessas do alcaide e seu entourgae, lembram-se? É só conferir a mídia…
PRESTAÇÃO DE CONTAS?
Rafael Valdomiro Greca de Macedo adora a mídia! No entanto, silencia quando se indaga sobre os motivos de após 12 meses de pandemia Curitiba não ter tomado medidas para criar mais leitos de UTI. Isso sem falar em outras medidas mais graduais para evitar o lockdown.
O transporte coletivo continua lotado! Por que não adotar as medidas das outras cidades? A propósito: é sempre correto indagar como o município paga às empresas do transporte coletivo? Seria este o verdadeiro motivo? Será que esse mutismo (sigilo) tem a ver com a ralação pagamentos/passageiros, tão protegidas pelo alcaide?
ALÉM DE RATINHO
Percebe-se que Rafael Greca faz de tudo para tomar a frente e a liderança politica do Paraná por meio de suas mídias sociais. O alvo é um só: sobressair-se mais que o governador Carlos Massa Ratinho Junior, tarefa difícil. Mas não impossível para quem cultiva uma certa loucura de meta certa. E para quem os fins justificam plenamente os meios. Veja-se que Rafael Greca, pois, que em um movimento de xadrez, assumiu a ASSOMEC, associação importantíssima dos Municípios da Região Metropolitana e começou a liderar o grupo no vácuo deixado pelo governo do Estado.
GRECA MINA RATINHO
A região metropolitana de Curitiba é uma das mais populosas e Ratinho, apesar da hegemonia na área, pode sofrer com o poder midiático de Rafael Valdomiro Greca de Macedo em um movimento de afastamento do atual governador. O atual alcaide fez assim com Jaime Lerner, Cassio Taniguchi, Roberto Requião (MDB) e, por último, com Beto Richa (PSDB).
E olha que Lerner foi o pai absoluto de Greca, acolheu como filho, elegeu –o nos primeiros passos, fê-lo prefeito de Curitiba no primeiro mandato. Mesmo assim, sem qualquer consideração, desprezou Lerner e Fani…juntando-se ao rival de Lerner, Requião.
SAPO E ESCORPIÃO
O escritor grego Esopo (620-560 a.C.) em suas fábulas já ensinava: o escorpião pediu ajuda ao sapo para atravessar o rio. O sapo estava receoso de ser picado durante a travessia e o escorpião argumentou que, se o picasse, os dois morreriam afogados. Só que o escorpião de fato picou o sapo e disse: “Perdoe-me. É da minha natureza”.
A diferença é que o Ratinho não está nadando e sim correndo no meio de uma pandemia em lugar seco, onde o escorpião leva vantagem. O resultado é que neste caso apenas o ser que destila veneno pode sobreviver.
SONHO PALACIANO
Nunca é demais lembrar que não é de hoje que Rafael sonha em ser governador. Já sonhava com o Palácio Iguaçu, antes mesmo do nascimento de Carlos Massa Junior. E, a boca pequena, costuma até citar certa pitonisa que o teria visto subindo as escadas do Palácio.
Claro que amparado por Lucas e membros de seu séquito, já que a obesidade mórbida é uma fardo do qual Greca não se livra, e limitas seus passos.
O Greca quer papar tudo. Vai ter dor de barriga no ano que vem.
Uma pergunta para comissão de finanças da Câmara municipal, quanto de recursos entraram nos cofres da prefeitura para combate da pandemia???
Hoje estão amontoados em upas, por falta de leitos, hospitais no limite.
Greca se mostra como a maioria dos políticos, frágil, inerte e desesperado.
Enquanto isto, a dócil e subserviente câmara municipal faz olhar de paisagem, conivente, imóvel, estática. Nada mudou, meu Deus!!!
Quer é ser vice do Ratinho. Mas tem gente mais competente e sem rejeição. Ele que va ser vice da Cida
Está com as burras escorrendo para fora de tão cheias de dinheiro, que pode até se dar ao luxo de sair comprando uma um os votos para ser eleito governador do estado
Greca é gente boa, terminou a linha verde, fez a trincheira da Mario Tourinho, implantou o novo Viaduto do Orleans, não decretou lockdow em Curitiba e o mais importante, quando fica doente ele se trata na Upa do Pinheirinho!!
Greca x Ratinho.
É fácil entender quem vence a parada!
Será que o Governador Ratinho Junior, consegue frear essa sede do Greca, pelo Palácio Iguaçu ???
Para se ter as rédeas do Governo do Paraná precisá de energia e disposição, não se compara a administração de um município com a de um Estado.
O Prefeito Greca é um pleno conhecedor de Curitiba e um urbanista ímpar, qualidades indispensáveis para administrar a Cidade, mais o Governador Ratinho Junior é pé vermelho, conhece o Estado como um todo, já rodou de ponta a ponta o Estado e tem disposição e conhecimento para isso, se mostrou um Grande Lider e acredito que tenha ainda muito mais para mostrar.
Cada um está onde deveria estar, Curitiba e o Paraná estão bem representados.
Quem discordar nunca leu uma LOA ou PPA, de gestões anteriores e dessas…
Greca é um excelente prefeito, não há dúvidas! Não tem chance pra governador! Ratinho, pra minha surpresa, tem feito um bom governo! Só vai perder meu voto se insistir em proibir o povo de trabalhar!! A Polícia resolve os casos de aglomerações se a multa for alta e houver prisões! Fora Lockdown!!!!