A busca de um novo modelo de pedágio, que garanta boas estradas, duplicadas, e tarifas justas, foi o tema de uma audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa, realizada hoje (19) em Francisco Beltrão. O encontro foi presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, teve a presença de um grande número de deputados, prefeitos, vereadores, lideranças e representantes de entidades do setor produtivo.
Traiano, que atuou de forma a mediar o encontro, enfatizou a importância crucial do setor produtivo do Paraná no contexto brasileiro, e destacou que não é possível que o pedágio continue sendo um entrave a realização plena de todo nosso potencial praticando preços abusivos. “Precisamos de boas estradas. Estradas duplicadas, com tarifas condizentes. Precisamos valorizar o setor produtivo com estradas boas e com tarifas justas. Encontrar uma fórmula que atenda a todos é o desafio que estamos enfrentando aqui”, destacou.
“A modelagem desse novo modelo de concessão de estradas foi todo ele formulado pelo governo federal. Agora, o que se está fazendo com essas audiências públicas, é o de se buscar alternativas a esse projeto, através da via política, para permitir um novo modelo dentro daquilo que todo mundo deseja. O que se quer são boas estradas, obras que iniciem rapidamente. combinadas com tarifas condizentes. A Assembleia está contribuindo, fazendo audiências públicas por todo o Paraná, para propiciar uma ampla discussão do tema por toda a sociedade. A Assembleia vai ter de aprovar esse novo modelo para que ele possa entrar em vigência”, pontuou.
Para Traiano, existe um consenso de que o pedágio é necessário. “A questão é encontrar uma fórmula que atenda as demandas da população e do setor produtivo por infraestrutura, boas estradas, com um uma modelagem que não imponha um custo excessivo que prejudique a produção e os usuários como o que vivemos nas últimas décadas. O papel da Assembleia é fazer a mediação entre os usuários, o governo federal, e as empresas”, disse.