Um dos mais bem sucedidos projetos educativos da Assembleia Legislativa do Paraná vai ter um novo aulão. Trata-se do “Assembleia no Enem”, que, enfrentando a pandemia, mesmo com as provas adiadas em aulas presenciais suspensas, terá um aulão virtual nesta terça-feira (27), às 8:30 da manhã, aberto pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, e representantes da ONG Instituto Educacional Eureka.
O objetivo do projeto foi, e continua sendo, o de abrir as portas da Assembleia para aproximar os estudantes, do Legislativo estadual, oferecendo educação gratuita. A ideia é ajudar, de forma gratuita e eficiente, estudantes do ensino público a ter bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio.
Essa parceira entre o Eureka e a Assembleia vem desde o ano de 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores do Instituto Educacional Eureka. A parceria deu resultados tão positivos que no ano seguinte as aulas deixaram de ser exclusivamente por vídeo e passaram a lotar o Plenário do Legislativo em aulões inéditos. Também foram distribuídos 4 mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem.
O projeto foi tão eficaz que a ele se atribui uma das causas da melhoria da nota do Paraná nos exames do Enem. “Nós acreditamos na educação e é por isso que abrimos esse espaço para contribuir com a formação dos nossos jovens”, diz Traiano que comandava a Assembleia em 2015 e sempre apoiou de forma entusiasmada o projeto.
Os números do Assembleia no Enem são superlativos e, por si só, são um atestado do sucesso desse projeto. Confira: são mais de 500 videoaulas disponibilizadas no canal do youtube; 2020 é o sexto ano das atividades do Projeto Assembleia no Enem. Em 2016 foram realizados dois aulões no plenário da Assembleia. Também em 2016, foi realizado o 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná que mobilizou 50 mil estudantes de 132 escolas estaduais de Curitiba.
E mais: são produzidos cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem para que os estudantes acompanhem as aulas. Em 6 aulões já realizados no plenário, mais de 4 mil estudantes participaram, além de milhares que acompanharam através da transmissão pela TV Assembleia e redes sociais. Em 2020 em razão da pandemia do coronavírus, o aulão será totalmente on-line.
Desta vez, os professores da ONG Instituto Educacional Eureka irão ministrar aulas on-line que serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net), pelo site da Assembleia (www.assembleia.pr.leg.br) e também pelas redes sociais oficiais do Legislativo. No site do Projeto Assembleia no Enem (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem) os alunos também terão acesso ao novo caderno de exercícios.