A TV Assembleia e outros 47 canais legislativos de todo o país terão um novo número de sintonia em sinal aberto ainda este mês. A mudança está programada para o dia 29 de agosto e vai garantir maior visibilidade para as emissoras que compõem a Rede Legislativa de Rádio e Televisão e também faz parte da estratégia de expansão da rede.
A emissora da Assembleia Legislativa do Paraná deixará de ser sintonizada no canal aberto 20.2 e poderá ser assistida no canal 10.2. A nova sintonia é feita automaticamente pelos aparelhos de televisão, mas se você tiver algum problema, basta utilizar a função busca ou sintonia de canais do seu aparelho.
A novidade vai aproximar as TVs legislativas da maioria dos canais comerciais, influenciando diretamente na audiência , já que vai tornar os canais mais visíveis e acessíveis para o público em geral. “A mudança impacta diretamente na audiência desses canais, no crescimento dessa audiência, na medida em que traz os canais legislativos para perto dos canais de grande audiência. Isso sem dúvida fortalece e dá muito mais visibilidade aos canais legislativos que estavam distantes até então dos canais comerciais”, avalia Marcelo Malacrida de Morais, presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).
A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná e integrante do Conselho Técnico da Astral, Kátia Chagas, ressalta a importância de poder transmitir a programação da TV Assembleia em canal aberto. “É a primeira vez em mais de 160 anos de Assembleia que temos nosso próprio canal de televisão. Esse canal trouxe muito mais transparência para a Assembleia e, finalmente, temos nosso próprio espaço para prestar contas da atividade parlamentar e do trabalho dos 54 deputados. Só tenho a agradecer ao Senado pela parceria e felizmente o Paraná está na Rede Legislativa de Rádio e Televisão”.
Estreia – A TV Assembleia passou a ser transmitida em seu próprio canal aberto no dia 05 de maio deste ano. Todo o investimento necessário para que a TV pudesse ser transmitida em canal aberto foi pago pelo Senado Federal, já que o canal faz parte da rede de expansão de televisão do Senado Federal. Outra parceria do projeto é a TV Paraná Turismo (TV Educativa). Além de assistir à programação em TV aberta, também é possível conferir todo o conteúdo no canal 16 da Claro/Net e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa do Paraná.
A Rede Legislativa de Rádio e Televisão tem 67 emissoras de TV legislativa em operação com alcance em 250 municípios. Outros 112 canais estão em processo de implantação. Os canais funcionam com o recurso de multiprogramação, o que possibilita o uso do mesmo transmissor para até quatro emissoras independentes. Em Curitiba e região, a TV Senado passará a ser sintonizada no canal 10.1, a TV Assembleia no canal 10.2 e a TV Câmara no 10.3.
A audiência vai aumentar tanto que todos os telespectadores reunidos quase não vão caber numa kombi. Hahaha!