Na semana passada o Blog do Tupan denunciou que a gestão do prefeito Rafael Greca (DEM) não estava entregando kits de luvas, máscaras e álcool gel para o efetivo da Guarda Municipal de Curitiba e a assessoria do democrata negou o fato e até enviou nota, com fotos, contestando a informação.
O que os assessores de Greca omitiram foi uma audiência, através de vídeo conferência, com a Procuradoria Regional do Trabalho, da 9ª Região do Ministério Público do Trabalho, com a participação de todos os sindicatos das carreiras que integram o funcionalismo e o representante da Procuradoria Geral, devido a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários da prefeitura, principalmente da saúde, guardas municipais e para o atendimento ao público.
A audiência revelou a falta de EPIs para as principais categorias, mas no nosso caso estamos falando da Guarda Municipal, e o presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), Luiz Vecchi, apresentou na Justiça do Trabalho os problemas enfrentados pela categoria durante a pandemia de coronavírus.
Vecchi disse que a guarda não está recebendo os EPIs e quando chega, a quantidade é insuficiente para atender todas as equipes.
As máscaras de proteção individual que passaram a ser recomendadas pelo Ministério da saúde, como item de uso constante, não estão sendo fornecidos para todos, muito menos em quantidade suficiente.
Após a audiência do MPT-PR, a SMAP chamou representantes dos sindicatos das categorias para uma reunião, que ocorreu no dia oito de abril, às 14h30m, e informou que está providenciando a aquisição de máscaras de tecido, conforme especificações do Ministério da Saúde, para os profissionais da SMDT e FAS. Porém, não foi apresentado um cronograma para entrega deste material.
Outras questões foram apresentadas pelo SIGMUC, como desinfecção das viaturas, luvas descartáveis, distribuição individual e periódica de álcool em gel/líquido para os guardas municipais, tudo o que já havia sido solicitado, por meio de diversos ofícios protocolados anteriormente pelo sindicato.
No dia nove, a SMAP repassou 16 mil pares de luvas descartáveis para a Guarda Municipal e o Sigmuc está monitorando a distribuição dos materiais, pois não adianta ficar com os kits estancados em postos administrativos. (Com informações do Sigmuc)
Como tem B.O. essa prefeitura de Curitiba. Nunca vi tanta incompetência.
Quando é pra beneficiar o servidor a Secretaria Municipal do Alexandre Pixuleco, vulgo Smap, vai devagar quase parando, mas quando se trata de inventar a velocidade é impressionante!!!